Loading...
CulturaEntrevistas

[Entrevista] : Carlos Neves

Para muitos um desporto completamente desconhecido, para outros nunca imaginariam que em Portugal se praticasse tal coisa. Depois de 16 anos de carreira e de diversas participações internacionais chegando mesmo aos oitavos de final num campeonato do Mundo e a um honroso quarto lugar num Europeu, Carlos Neves (34 anos) despede-se de uma das suas grandes paixões, o Sumo.

Recém-chegado do país do Sol Nascente representando Portugal no Campeonato do Mundo, Carlos Neves conversou com o Clubotaku e explicou-nos um pouco sobre o seu percurso, o desporto que tanto ama e a situação em Portugal.

A primeira pergunta é inevitável. Como é que tudo isto começou?
Sempre pratiquei desporto e por iniciativa de um tio comecei a praticar ninjustu e começou assim o meu interesse pela cultura japonesa. Anos mais tarde praticava eu voleibol e tinha o peso de 115 kg tive um colega numa brincadeira que disse que devia experimentar Sumo. E eu levei a coisa a um outro extremo e comecei a procurar onde praticar tendo encontrado a Federação Portuguesa de Sumo e o Mestre Jaime Pereira.

1

Antes de ter começado a praticar Sumo já tinha algum interesse na cultura japonesa?
Sim como disse atrás durante muitos anos pratiquei ninjustu e isso levou me á descoberta da cultura japonesa e a sua cultura através do meu Mestre de ninjustu Manuel Pessoa. Hoje sou um avido consumidor de animes tendo como preferido o clássico o totoro dos Studio Ghibli, e um verão com coo. Sou também um fã da gastronomia japonesa mas não do sushi.

Disse que gostava de anime. Quais as séries que anda a seguir ou a ver neste momento?
Parece ridículo mas durante a hora de almoço costumo ver (pela 97a vez) o Dragon Ball Z na Sic radical. No entanto revi também cavaleiros do zodíaco lost canvas.

Sim a cozinha nipónica é muito mais do que sushi. Quais os seus pratos japoneses preferidos? E também os sabe confecionar?
O tipico chanko nabe a comida dos lutadores de sumo é umas das minha favoritas e um prato muito completo. Depois gosto muito dos diversos petiscos das izakayas desde das espetadinhas de frango ou língua. E sou especialista a fazer salmão teriaki.

Para quem não está familiarizado com este desporto. É capaz em breves palavras explicar este desporto centenário japonês?
Um desporto de combate puro, agressivo mas não violento, com muita tradição, respeito, honra, quer pelo adversário, pelo dohyo, pelo juiz, pelo desporto, mas mais que um desporto uma filosofia e maneira de estar na vida.
Com uma cultura de nunca desistir e que por muito que percamos o mais importante é levantar para voltar a combater.

Fiz a pergunta porque para muitas que pessoas que já viram alguns combates de Sumo, a cena que lhes fica mais na memória é o atirar do sal? Qual é o motivo deste gesto?
É um gesto de purificação ligado á cultura xintoísta. Serve para purificar o Dohyo antes dos combates afastando os maus espíritos…

E o que é preciso para praticar este desporto? Falo ao nível de alimentação, exercício físico e psicológico?
Existem vários níveis do praticar. Qualquer pessoa sem problemas graves de saúde pode praticar Sumo para ter uma atividade física salutar. O Sumo de competição tem vários escalões de peso por essa razão abrange uma faixa muito grande de população. Com qualquer desporto cada escalão de peso traz alterações em termos de treino e preparação. No meu caso particular optei por ser um peso pesado passei de 115kg para 185kg. Temos de estar preparados mentalmente para essas diferenças físicas no entanto o treino do sumo não nos torna o vulgar obeso de sofá (como costumo dizer) os treinos são duros e desenvolve se uma massa muscular enorme bem como uma agilidade invulgar ate para alguns atletas se outros desportos. Quanto a alimentação consumimos nessas alturas quantidades maiores de alimentos pois o desgaste é maior e o objetivo é crescer. No entanto a alimentação deve ser controlada de modo a evitar açúcares e gorduras más.

Recentemente esteve no Mundial em Osaka e que será a sua última participação. Como correu?
Não correu mal mas queria um pouco mais nos oitavos de final fui eliminado por um atleta que foi a final e depois fui repescado para lutar por um dos dois terceiros lugares acabando por ser eliminado por o atleta que ficou em quarto.

2

E agora depois de ter terminado o Mundial. Qual é o sentimento que tem desta despedida?
Mais uma afirmação do que despedida o nosso país perde representação num Campeonato Mundial não por falta de atletas mas por falta de apoios oficiais do próprio estado e governo. Foi com algum choque que alguns colegas de outros países reagiram a notícia e a própria Federação Internacional disse ser com tristeza que recebia a notícia e que reconsiderasse a decisão. O meu objetivo atual é criar formas de apoiar futuros atletas e evitar que tenham de por em causa o seu rendimento familiar para representar o nosso país.

Além de ser o praticante com mais experiência internacional, também tem um lugar como cargo diretivo na Federação Portuguesa de Sumo. Qual é o ponto de situação do Sumo em Portugal?
Estamos desenvolver, divulgar e acima de tudo desmistificar esta modalidade. Com inúmeros projetos junto de escolas, autarquias e clubes desportivos.

Quantos praticantes atualmente existem em Portugal?
Existem 2 polos de treino em Portugal, lisboa, Oeiras, em leiria ira abrir em breve a terceira escola depois de durante em muitos anos ter existido uma na Marinha Grande que encerrou depois da autarquia local ter retirado equipamentos que permitia a prática da turma gratuita que la existia.
Aproximadamente existem 200 atletas em Portugal.

Ao navegar pelo site da Federação reparamos com vários projetos de divulgação da modalidade, dos quais chamaram a atenção o com invisuais e com crianças. Queres falar um pouco sobre isto?
Somos pioneiros na situação dos invisuais desde da segunda guerra mundial que não existe prática de sumo por invisuais em qualquer parte do mundo. Estamos desenvolver as técnicas de treino para o mesmo. As crianças são o futuro e a maneira mais simples de educar a sociedade quanto a nossa modalidade.

Fazendo um pouco de futurologia. E com os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Achas que é possível termos um atleta a representar o nosso país?
Infelizmente no haverá nos jogos olímpicos de Tóquio a pratica de sumo no entanto teremos certamente diversos atletas em inúmeras outras competições.

3

Tivemos a informação que o MEO vai estrear um novo canal dedicado aos desportos de combate e que o Sumo terá também um espaço na programação. Qual a espectativa para esta nova etapa da sua vida já que vai ser o comentador oficial da modalidade no canal?
E uma excelente maneira de partilhar a minha paixão com as outras pessoas e leva las a descobrir este desporto e toda a sua envolvência.

E pensa que esta divulgação na televisão poderá aumentar o interesse por esta modalidade em Portugal?
Sem dúvida. Primeiro informar e educar acerca deste desporto que tem inúmeros mitos associados devido ao desconhecimento do mesmo. Depois divulgar e dar a conhecer diversos eventos, polos de treino e projetos educativos.
Convido desde já a visitarem nos na festa do Japão no Parque das Nações no próximo dia 18 de Junho.

Umas últimas palavras para os leitores do Clubotaku.
Dosukoi.
O Sumo é mais que desporto é cultura, maneira de estar e viver, se gostam da cultura japonesa experimentem imergir se em qualquer uma das artes marciais de origem japonesa. E caso possam experimentem o Sumo e descubram por vocês mesmos este desporto.

Entrevista por: Ogata Tetsuo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.