Loading...
CinemaNotícias

Morreu o realizador Seijiun Suzuki

O realizador japonês Seijun Suzuki ((鈴木清順) morreu num hospital de Tóquio após uma batalha contra uma doença pulmonar obstrutiva crónica, que afecta os pulmões. Tinha 93 anos.

A sua morte foi anunciada pelo estúdio Nikkatsu que o despediu em 1967, depois de 12 anos e 40 filmes, mas o estilo experimental Suzuki, fluxo narrativo não convencional e toques de comédia eram demais para os chefes de estúdio. Suzuki processou por demissão injusta e viu-se evitado pela indústria e incapaz de dirigir por uma década.

Seijun Suzuki estreou-se como realizador com o filme Harvest Toast: Victory Is In Our Grasp em 1956 e desde então ele continuou a influenciar fãs e cineastas em todo o mundo com filmes como Tokyo Drifter, Branded to Kill e Zigeunerweisn. Na declaração de condolências, a Nikkatsu escreve: “Nós expressamos aqui as nossas mais profundas condolências, profunda gratidão e respeito pelo seu trabalho ao longo da vida.”

Suzuki passou a encontrar trabalho como actor e celebridade de televisão no Japão, antes de ganhar reconhecimento internacional mais tarde como realizador, com Quentin Tarantino, Jim Jarmusch, Wong Kar-wai e Takeshi Kitano saudando seu génio criativo e influência.

Zigeunerweisen foi exibido no festival de cinema de Berlim em 1980, depois de ter promovido o filme no Japão usando uma tenda de cinema inefável em todo o país para permitir que o público o visse. Mais tarde foi eleito o melhor filme da década por críticos de cinema no Japão.

O seu último filme foi Princesa Raccoon em 2005.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.