Loading...
ArtigosCultura

Kori no Suizokukan

Toda a gente sabe que a grande magia dos aquários é a possibilidade de vermos os animais moverem-se como se estivessem no seu habitat natural. Mas também sabem que no Japão podemos encontrar de tudo, com é o caso deste aquário nada convencional.

Kori no Suizokukan (氷の水族館) significa “aquário gelado” em japonês. Este aquário suí generis está situado na cidade de Kesennuma, na província de Miyagi na ilha Honshu, local onde ocorreu o tsunami em 2011. O aquário foi inaugurado em 2010 e abriga mais de 450 animais da fauna marinha de mais de 80 espécies, todos capturados nas redondezas e expostos dentro de enormes blocos de gelo. Este forma de exposição transforma este aquário numa espécie de museu aquático.

Este aquário serve como uma forma de vermos e conhecermos os vários tipos de peixes e animais aquáticos como são os casos dos caranguejos ou polvos, mas também podemos encontrar objectos incomuns, como garrafas de saquê, flores, entre outros objetos embutidos em enormes blocos de gelo.

As visitas a este aquário são geralmente feitas “a correr”, devido à temperatura muito baixa (-20° Celsius), que impede o derretimento dos blocos de gelo, mas também faz com que os visitantes precisem de usar roupas especiais para mantê-los quentes e confortáveis, pois caso contrário, começam a sentir fortes dores no corpo em pouquíssimos minutos.

Mas como é que conseguem manter e fazer esta técnica semelhante a um embalsamento? A técnica utilizada é tem o nome de Congelamento Flash, este processo é um método de arrefecimento que não danifica a aparência do peixe e permite, desta forma, manter os olhares vivos das amostras marinhas como se realmente estivessem vivos. Esta tecnologia consiste em expor os animais com o nitrógenio líquido entre seis a dez segundos. Este tipo de congelação flash ajuda a bloquear várias importantes vitaminas e nutrientes, assim como atrasar todo o processo de descomposição dos animais.

Para dar um ambiente ainda mais espetacular a todo este aquário, os blocos de gelo são refletidos por uma luz neon azul, que causa um efeito visual impressionante aos visitantes.

Desde 2014 o site oficial do “Aquário Gelado” tem um aviso a informar os visitantes que está fechado para reconstrução e melhoramentos devido á grande tragédia ocorrida 3 anos antes.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.