Loading...
AnimeArtigos

Kuro ga Ita Natsu

A história deste filme tem a sua acção em plena Segunda Guerra Mundial. Nele, vamos seguir a vida de uma menina chamada Nobuko, que salva um gatinho desnutrido de ser comido por corvos. Depois de o ter protegido, ela decide trazê-lo para casa e tenta convencer os seus pais a ficarem com ele. O irmão mais novo, Makoto, baptiza o pequeno animal de Kuro (preto).

Com o passar do tempo as crianças crescem apegadas ao gato e tentam arranjar comida para o seu animal de estimação além da habitual ração dada pelos seus pais. Os três vivem aventuras divertidas e vão assistindo ao crescimento de Kuro que cada vez está maior e mais inteligente.

Depois de Kuro ter salvo a vida de Nobuko em várias ocasiões, tudo muda quando, a 6 de Agosto de 1945, ele se sacrifica por ela e pelo irmão para que ambos possam sobreviver à bomba atómica de Hiroshima.

Quanto à ficha técnica deste anime, a animação foi produzida pelos estúdios GEN Productions, e foi co-escrito e dirigido pelo conceituado realizador Shirato Takeshi, que tem no seu portfolio animes como: Space Battleship Yamato, Kinnikuman ou Kuroi Ame ni Utarete, e claro, Nakazawa Keiji, o criador de Hadashi no Gen (Barefoot Gen). A banda sonora do filme é da responsabilidade de Satou Mikio e consegue captar bem o espírito da história, quer sejam nas partes mais divertidas como nas mais dramáticas.

A equipa de seiyuu é completamente desconhecida e penso mesmo que foram estes os únicos trabalhos que fizerem como dobradores. Etsuko Taguchi dá a voz à menina Nobuko, enquanto o seu irmão mais novo Makoto é interpretado por Masahiro Kogatana.

Com pouco mais de 60 minutos, Kuro ga Ita Natsu é um filme semelhante a Hadashi no Gen não só por ter a mesma equipa técnica mas também por ter a mesma ambiência que o estrutura, ou seja, de um momento para o outro podemos saltar de uma situação bonita e agradável para uma cena triste e assustadora. Ao contrário de Hadashi no Gen, este filme não tem o lado semi-biográfico. No entanto, é um filme interessante apesar de não ser memorável, contudo penso que merece uma vista de olhos, isto claro se tiverem algum interesse nas obras que abordam a Segunda Grande Guerra e em especial o que aconteceu em Hiroshima.

De todos os animes lançados pela GEN Productions, este é sem dúvida o mais estranho. Depois de terem sido realizados Hadashi no Gen (Barefoot Gen) e Kuroi Ame ni Utarete (Beaten by the Black Rain), dois filmes que recomendamos sem hesitar, não se percebe muito bem o porquê de adaptarem para versão animada este Kuro ga Ita Natsu.

Em jeito de resumo, este é um filme simples e que é dirigido a um público mais jovem, no entanto, como já dissemos Kuro ga Ita Natsu é uma daquelas animações que não vão ficar na memória dos fãs, e talvez por isso seja um título que tenha passado despercebido para muitos espectadores de anime, mesmo os mais velhos.

Escrito por: Inês Esteves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.