Ao contrário do mangá, a ilustração infantil é bem diversificada no mercado editorial português, onde há várias editoras a apostarem em autores japoneses. Uma delas é a Orfeu Negro, mais propriamente com o seu selo para a pequenada,a Mini Orfeu. A editora tem apostado em autores nipónicos para o seu catálogo sendo um deles o autor de renome internacional Taro Gomi, com alguns títulos publicados.
O seu mais recente livro publicado na chancela é este Quero tanto Estar Contigo (はやくあいたいな, leia-se Hayaku aitaina), que teve a sua primeira publicação em 1979.
A história apresenta-nos a pequena Yumi que um dia acorda de manhã e sente muita vontade de ver a sua avó, e esta tem também a mesma vontade em estar com a sua neta querida. Ambas vivem em lados opostos da cidade. As duas partem ao mesmo tempo e chegam ao destino simultaneamente, mas há confusão e frustração quando reparam que se desencontraram.
Como sempre Taro é incrível ao nível da ilustração. Estas trabalham de mãos dadas com simples e curtas frases que permitem que as crianças acrescentem à narrativa o que “lêem” nas imagens na página. O uso de páginas duplas no formato “landscape” dá às crianças uma sensação de viagem e distância. O uso deste formato maior dá aos jovens leitores uma liberdade de escolha da “leitura” das imagens. Podem por exemplo explorar os transportes que ambas usaram ou procurarem as expressões nos rostos da Yumi e da sua avó.
Ao nível cromático, Taro usa uma paleta tons suaves (castanhos, mostardas e amarelos) com umas pinceladas de rosa e azul para criar uma série de ambientes que agradam às crianças.
Taro Gomi é um dos autores e ilustradores mais prolíficos do Japão e de renome internacional que escreveu e criou mais de 400 livros para leitores de todas as idades, incluindo o premiado Para lá do Oceano e os best-sellers Os meus amigos (ambos publicado pela editora) e Spring Is Here. Mora na capital japonesa, Tóquio.
Em resumo, Quero tanto estar contigo explora as emoções e a poderosa relação entre avós e netos. Um livro muito bonito e para um público entre os 3 e os 6 anos.
Deixamos também aqui o vídeo de review ao livro:
Escrito por: Fernando Ferreira