No próximo dia 26 de Junho (segunda-feira) o grupo japonês Takarabune estará em Coimbra para um concerto que irá realizar-se na Universidade de Coimbra.
Os Takarabune são um grupo de dança Awa que é muito tradicional e típica em Tokushima, local de origem da família Yonezawa que fundou o grupo TAKARABUNE.
Esta companhia de dança de Awa Odori, com mais de 450 anos de história e tradição, apresenta-se de forma criativa, cheia de ritmo e vigor, proporcionando espetáculos surpreendentes, o que justifica as mais de 300 atuações anuais, dentro e fora do Japão.
Curiosamente, contemporânea à fundação deste grupo, é também a estadia – na região – do diplomata e escritor português – Wenceslau de Moraes – tendo vivido em Tokushima largos anos, entre o fim do século XIX e início do sec. XX, onde terá assistido a espetáculos desta dança, pois o seu fascínio levou-o até a escrever um livro sobre este género performativo.
Antes de rumarem a Coimbra o grupo será destaque de cartaz na Festa do Japão em Lisboa, no dia 24 de Junho, onde tudo fará para criar o verdadeiro ambiente de festival japonês. No dia 25, o grupo deslocar-se-á a Leiria – a primeira cidade portuguesa a celebrar a sua geminação com uma cidade japonesa – Tokushima. E no dia seguinte estará em Coimbra.
Acreditamos que a vinda a Portugal deste grupo tão especial, neste ano comemorativo dos 480 anos, será mais um momento marcante da relação de amizade entre Japão e Portugal.