Loading...
ArtigosManga

House to House

Quem conhece o mercado editorial português de mangá sabe que a editora que tem o catálogo mais alternativo é a Sendai. Além de editora, a Sendai também distribui algumas das editoras internacionais independentes que se dedicam a editar o mangá mais alternativo, como é o caso da editora da Letónia kuš!.

Esta editora tem algumas banda desenhadas publicadas por japoneses e este House to House da autoria de Hironori Kikuchi é um desses livros. Tem o número 78 da coleção mini kuš!.

A história de House to House centra-se num rapaz que decide sair de casa para visitar outra que ficava no final da sua rua. Juntamente com ele vai um ser alienigena. Depois de uma pequena caminhada chegam ao destino.

Uma casa no alto da colina onde vive uma jovem que adora escrever e que tem uma missão para estes dois “amigos”, levar um livro a um destinário desconhecido. A única coisa que sabem e que a jovem lhe diz é que ele está doente.

Ao chegar ao destino encontram a pessoa a quem devem entregar o livro deitado e sem movimentos. Estará morto?

A narrativa de House to house é bastante ambígua talvez por ser uma banda desenhada silenciosa, ou seja, não temos aqui qualquer texto daí o poder da imagem dar ao autor várias interpretações. O estilo de arte desta pequena história é adorável mas ao mesmo tempo é um pouco perturbadora.

Kikuchi traz um pouco do estilo mangá dos anos 60/70 e tenta agregar uma nova estética da atualidade dando ao leitor uma experiência estranha mas que depois se entranha como dizia o poeta.

Em suma, House to House não é um mangá para toda a gente, mas se forem fãs de alguns dos títulos que a Sendai lançou é provável que seja uma aposta vencedora. É mais um título interessante desta editora da Letónia e desta coleção mini kuš!.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.