Uma coisa que sempre me intrigou é o facto dos personagens de anime conseguirem andar sempre com as mesmas roupas dia após dia (será que eles pelo menos as lavam à noite?). Maurício de Souza conseguiu resolver esse problema ao mostrar o guarda-roupa da Mônica: repleto de vestidos vermelhos idênticos!
Se a cor dos cabelos é distintiva para cada personagem, o que não dizer das suas roupas?
Em determinadas séries, as cores das roupas de um personagem são parte integrante da sua personalidade, sendo às vezes conhecido apenas por ela (roupa): não é esse o caso dos Power Rangers, aos quais os inimigos se referem como “Ranger Vermelho” ou “Ranger Rosa” ao invés de utilizarem os seus nomes? E, mesmo quando não estão “disfarçados”, os cinco adolescentes esmeram-se em encontrar roupa variada, mas sempre da mesma cor!
Um elenco fixo de cores está intimamente ligado aos grupos de personagens que “trocam de roupa” para assumirem as suas identidades como heróis. Essa “roupa” pode ir desde um fato de malha (caso dos Power Rangers, Changemen, Flashmen e Sailor Moon) até a uma armadura mágica (como as dos Cavaleiros do Zodiaco, dos Samurai Troopers ou das Guerreiras Mágicas de Rayearth), ou mesmo tecnológica (como em Gundan Wing). Mas o importante é que cada personagem mantenha alguma correspondência entre as cores das suas “roupas normais” com os seus trajes de batalha, sendo reconhecido por elas. E por quê? Porque novamente, como no caso dos cabelos, as cores transmitem informações sobre os trajes de batalha e aqueles que as usam. Vamos examinar agora o que há em comum nas séries Cavaleiros do Zodíaco, Samurai Troopers, Sailor Moon, Power Rangers (a “primeira geração”) e Rayearth.
Primeiramente, quase todas essas séries focam as aventuras de grupos de cinco componentes (a excepção é Rayearth, e alguns grupos podem vir a se expandir no decorrer da série). Como já disse anteriormente, o número cinco é perfeito para retratar a união de pessoas diferentes sob um líder para atingir seus objetivos. Enfatizando, o conceito de diferença é importante para a unidade: embora unidos por objetivos comuns, cada integrante desses grupos tem características próprias que se revelam através das cores que usam: vermelho, verde, azul, amarelo, rosa, branco, preto.
Cores têm significados muito diferentes em diversas culturas. Apenas para citar um exemplo clássico, enquanto no ocidente o branco é a cor da paz e da pureza, no oriente é associado à morte e ao luto. Enquanto as noivas brasileiras sonham em casar de branco, as espanholas tradicionalmente casam-se vestidas de preto e nenhuma chinesa tradicional casaria com um vestido que não fosse vermelho. Dai se percebe que, às vezes, mensagens subtis passam desapercebidas ou são mal-interpretadas no que se refere ao uso das cores. Os comentários que vou fazer aqui são, na melhor das hipóteses, resultados da visão de uma brasileira ocidental sobre produtos de uma cultura japonesa oriental. Não pude ainda pesquisar o suficiente sobre a simbologia das cores no Japão, mas acho que posso arriscar alguns comentários.
Como já disse, a figura do líder é fundamental para tais grupos de personagens, e ao líder cabe sempre a cor vermelha (pensem nas roupas e nas armaduras de Seiya e no laço de fita de Sailor Moon). O vermelho é associado ao fogo e ao sangue, símbolo da vida para os japoneses. Desse modo, o vermelho é a cor que melhor simboliza a força vital, a coragem e a paixão necessárias para levar os empreendimentos até o fim, sem desistir ou se entregar. No caso de Hector e Lucy, a conexão com o fogo é clara, as suas armaduras pertencem e interagem com esse elemento.
No caso de Sailor Moon, Sailor Marte é a guerreira do fogo, mas ela não é a líder, pois seu temperamento apresenta por demais as características negativas desse elemento: assim como o fogo pode ser um agente da destruição, também os personagens que vestem vermelho precisam aprender a controlar sua impulsividade e a pensar antes de agir, emboram sejam eles que impulsionam o grupo e lhe emprestam a força necessária.
Por essa razão, mesmo os líderes precisam de um segundo-em-comando, alguém com uma força similar à sua, porém mais controlada, menos impulsiva. A esse segundo protagonista cabem as cores verde ou azul. Ambas alternam-se, dependendo da série, com uma leve predominância para o verde, pelo que pude perceber.
O verde é uma cor normalmente ligada à natureza, ao frescor, à vida e à esperança, bem como à iluminação espiritual. Entre os chineses está associada à longa vida e à sabedoria. No caso dos Cavaleiros e dos Power Rangers, os personagens que vestem verde (Shiryuu, Ranger Verde) são os segundos na hierarquia. Cabe a eles usar sua força com moderação e auxiliar o líder quando este se esgota. Em Sailor Moon e Rayearth, as personagens que têm o verde como cor simbólica (Mokoto e Fuu) situam-se no terceiro posto da hierarquia de poder, embora sua força não seja inferior à dos personagens que vestem azul.
No caso de Rayearth e Sailor Moon, cabe ao personagem que veste azul, respectivamente Umi e Ami – Sailor Mercury serem secundários ao líder. O azul é a cor do céu e da água, considerada como um dos mais poderosos elementos: a água pode ser fonte de vida e de destruição, pode fluir mansamente ou erguer-se em maremotos e tempestades, pode refrescar no verão e matar no inverno, quando cai sob a forma de neve. Simboliza a pureza e a transparência, a verdade e a lealdade, mas tem também o traço negativo da (ao menos aparente) frieza emocional. Nas séries Cavaleiros do Zodíaco e Power Rangers as figuras de azul (Hyouga e Billy) assumem o terceiro lugar na hierarquia do grupo.
Após as três “pontas superiores” do pentagrama (o líder e seus “braços”) temos as duas posições que formam a base: os personagens que vestem amarelo e rosa. A função desses personagens é servir de apoio aos demais, geralmente emprestando ao grupo a dose necessária de graça e suavidade. O amarelo é frequentemente associado ao ouro, à alegria, à riqueza e à nobreza e também é associado ao sol (que na mitologia japonesa é uma deusa). O rosa é uma cor suave e frequentemente associada à flor que lhe deu o nome. Não sei se há essa correspondência no imaginário japonês, mas essa é a cor de muitas flores, sendo normalmente associada à delicadeza e ao amor. No Ocidente é a cor tradicional das mulheres, mas isso não parece ser o caso no Japão (vale lembrar que muitos personagens masculinos carregam uma rosa como símbolo de sua beleza e refinamento). No caso dos Power Rangers, Changemen e todos os outros similares, essas cores são destinadas às mulheres, mas no caso dos Cavaleiros é Shun que veste a armadura rosa (e também a armadura de Ikki tem muito de cor-de-rosa).
No caso de Sailor Moon, temos uma duplicação da cor da líder: tanto Usagi como Rei usam vermelho, a primeira por ser a líder e a segunda em razão de seu elemento, o fogo. Rei recebe o elemento do fogo porque o poder de Sailor Moon não está na acção e na força ou no derramamento de sangue, mas sim na compaixão e na cura. Assim, a figura do líder vermelho foi “dividida” em duas. O resto das Navegantes, Mina (Sailor Venus) é loira e usa um uniforme com laço amarelo ouro, de acordo com as cores “tradicionais”, e divide a “base” com Lita (Sailor Jupiter), cujo uniforme verde tem um laço rosa.
Já que falamos em Sailor Moon, deve-se lembrar que ela atinge sua força máxima quando se transforma na Princesa Serenity, que veste… branco! O branco é a síntese de todas as cores, como bem se pode notar ao deixar a luz passar por um prisma (o princípio do arco-íris, formado pela luz do sol passando através das gotículas de chuva – aliás, também o nome de um dos ataques de Sailor Moon).
Desse modo, o personagem que veste branco é na realidade o mais poderoso, porque encarna a síntese do grupo e tem o poder equivalente à soma de todos. Isso fica bem claro quando Tsukino Usagi se transforma em Princesa Serenity.
Em alguns casos, como por exemplo nos Power Rangers, existe ainda uma figura vestida de preto, que se alterna com as personagens vestidas de azul ou verde na terceira posição na hierarquia do grupo. No caso de Power Rangers, a formação original da tríade de forças é vermelho, azul e preto, nessa ordem.
O Ranger Verde, que se torna o segundo na hierarquia, junta-se a eles apenas mais tarde. O preto, que no ocidente é associado à morte, à escuridão e à tristeza, tem também o significado do isolamento do homem do mundo para alcançar um objectivo espíritual. Assim como o branco é a união de todas as cores, a plenitude, o preto é a ausência de todas elas, o vazio primordial sobre o qual se pode construir algo novo.
No entanto, não há nenhuma ênfase nesse aspecto da cor preta nas séries mencionadas (a não ser, talvez, no caso de Lantis de Rayearth, o isolado e taciturno irmão de Zagart e aliado das Guerreiras Mágicas). Embora muitas vezes o preto seja a cor usada pelos antagonistas, pela associação com a ausência de luz, é bom notar que também há “heróis” que vestem preto.
Escrito por: Selma Meireles
Monique
O laço da Sailor Moon não é vermelho, mas é um rosa escuro.