Loading...
ArtigosCulturaSociedade

Ketsuekigata

Quando falamos de relacionamentos na cultura ocidental, um dos pontos de referência para qualquer pessoa são os signos do zodíaco. Apesar de existir algum interesse na astrologia, os japoneses têm outros “sistemas” para estabelecer o relacionamento inter-pessoal.

A cultura popular japonesa, em especial as mulheres e a geração mais nova acredita que o tipo de sangue está relacionado com a personalidade. Este axioma generalizou-se no início da década de 80, ao ponto deste elemento fazer parte da biografia dos autores de manga, assim como as persongens de anime e manga (Hello Kitty, tem o mesmo sangue que 38% dos japoneses).

1

Nessa altura correram alguns boatos que de algumas das companhias japonesas faziam a sua escolha para a colocação de novos empregados baseada no Ketsuekigata, também foi por esta data que apareceram inúmeros livros dedicados a esta temática.

O estudo da personalidade através do tipo de sangue é denominado por Ketsuekigata. Para qualquer japonês o conhecimento do seu tipo de sangue e dos seus pares é uma questão primordial. É no tipo de sangue que eles sabem com quem são mais compatíveis.

Num ponto de vista histórico, esta catalogação dos tipos de sangue é bastante recente. Os primeiros tipos de sangue a serem descobertos foram o A, B e O por volta do ano de 1900 por um cientista americano, Karl Landsteiner (1868-1943), enquanto o grupo AB foi reconhecido 20 anos mais tarde por dois cientistas.

Em 1937, um médico pertencente ao Ministério dos Países Estrangeiros sugeriu que as pessoas do tipo O que tivessem mais regalias que os outros. Nos anos 70 Nomi Masahiko descrevia as pessoas do tipo A como professores exemplares, enquanto os de tipo O como excelentes soldados.

2

Deixemos então aqui uma pequena lista de particularidades correspondentes a cada tipo de sangue:

Tipo A
Normalmente estas pessoas são reservadas, discretas, cautelosas e indecisas. Tentam fazer tudo para manter a harmonia nos grupos de que faz parte e preocupa-se em demasia com os outros. No trabalho são metódicas e persistentes, gostam de ordem e são perfeccionistas.
38% dos japoneses tem este tipo de sangue.

Tipo B
Não gostam de ser controlados e agem de acordo com a sua vontade. São bastante abertos e respeitam opiniões diferentes das suas. Demonstram o que sentem e são sensíveis. Bastante criativos mas pouco convencionais estão sempre disponíveis para trabalhar.
22% dos japoneses tem este tipo de sangue.

Tipo AB
Por ser um “sangue misto” dos A e B ãs vezes parecem ter dupla personalidade e mudam de opinião facilmente. São bastante críticos, racionais e captam facilmente o caracter das pessoas. Sentem-se atraídos por gente espirituosa. No plano laboral são bastante organizados e por isso conseguem fazer várias tarefas mesmo tempo.
9% dos japoneses tem este tipo de sangue.

Tipo O
Calmos e pacientes, sabem como controlar as suas emoções. São determinados e autoconfiantes, e tentam sempre tornar a vida simples. Não costumam dar confiança a pessoas desconhecidas, mas com os amigos e a família é bastante carinhoso. Gosta do poder e da liderança e luta para a conquistar.
31% dos japoneses tem este tipo de sangue.

Apesar do “ketsuekigata” ser um factor cultural de grande importância para a maioria dos japoneses existem algumas vozes discordantes como é o caso de Omura Masao, Professor Universitário de Psicoloigia da Universidade de Nohin e autor do livro “BloodType” (1990), “Os japoneses são um povo homogéneo, e dividi-los em grupos segundo os vários tipos de sangue é uma forma de criar uma diversidade ilusória”.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.