Loading...
AnimeArtigos

Fullmetal Alchemist

Para obter algo é preciso sacrificar algo do mesmo valor. Esta é a Lei da Troca Equivalente em Alquimia, a mais importante de todas. Esta foi a lei que os irmãos Elric não respeitaram na noite em que numa tentativa falhada tentaram trazer a sua mãe de volta à vida. O preço a pagar era demasiado alto e Edward acabou por ficar sem a perna esquerda e o seu irmão Alphonse perde todo o seu corpo. Mas num momento de lucidez no meio da terrível tragédia Edward consegue, através da alquimia, prender a alma do seu irmão a uma enorme armadura de metal tendo para isso que sacrificar o seu braço direito.

Ed passou então a usar um braço e uma perna mecânicas chamadas “auto-mail” mas o seu irmão ficou na mesma preso na armadura embora podendo andar e falar “normalmente”.

No entanto, anos depois, Ed e Al descobriram que no mundo existia um amplificador de alquimia capaz de ultrapassar a Lei da Troca Equivalente, chamado “Pedra Filosofal”, e meteram-se na aventura das suas vidas em busca da única coisa que os podia salvar. Entretanto Ed, com apenas 15 anos, adquire o título de “Alquimista do Estado” dado pelos militares aos melhores alquimistas ganhando assim o título de Fullmetal Alchemist.

A história inicia-se com a chegada dos irmãos Elric a uma cidade no deserto chamada de Lior onde ouvem falar que um padre chamado Cornello, da religião do Deus do Sol Leto, consegue fazer milagres. Ed imediatamente suspeita que se trate de alquimia mas numa exibição pública o padre faz reviver um pássaro, algo impossível de fazer sem a “Pedra Filosofal”. Ed e Al ficam a pensar que o padre possui aquilo que eles mais desejam e tentam confrontá-lo mas não sem que este se deixe vencer tão facilmente.

Se não quero estragar surpresas o melhor é não contar mais da história deste fabuloso anime que aconselho todos a ver e a sua fama já atravessou oceanos já que é neste momento transmitido nos EUA na Cartoon Network. A animação ficou a cargo dos estudios Bones (Rahxephon e Wolf’s Rain) e foi realizada por Mizushima Seiji (Dai-Guard). Fullmetal Alchemist tem um total de 51 episódios e é baseada no manga com o mesmo nome criado por Hiromu Arakawa.

Para complementar a série existe o filme Fullmetal Alchemist: Conqueror of Shambala que estreou em Julho no Japão. O mundo dos videojogos também não passou ao lado de FMA havendo um total de 7 jogos para 3 plataformas sendo eles: Fullmetal Alchemist (GBA), Omoi De No Sonata (GBA), Dual Sympathy (DS), Dream Carnival (PS2), The Broken Angel (PS2), Curse of the Crimson Elixir (PS2) e Kami wo Tsugu Shoujo (PS2).

Em termos de seiyuu este anime está muito bem servido com vozes que encaixam perfeitamente na personagem que encarnam. Algumas das vozes são bem conhecidas dos otaku como a voz de Paku Romi (Bleach, Naruto, Gundam Seed, Ninja Scroll) e Rie Kugimiya (Bleach, Gravion, Hand Maid May, Trinity Blood).

Musicalmente Fullmetal Alchemist conta com participações de L’Arc-en-Ciel e Asian Kung-fu Generation reservando para os genéricos as musicas mais “mexidas” e para os créditos as baladas e afins. Os efeitos sonoros são bem feitos e enquadram-se bem nas situações como o som da alquimia que quase chega a ser credível.

A meu ver, Fullmetal Alchemist é um grande anime e merece ser visto pois apresenta uma excelente história capaz de nos fazer rir ou até chorar em alguns momentos. As personagens estão muito bem conseguidas como por exemplo Edward Elric que tem um enorme complexo em ser baixo e exagera sempre que alguém menciona a sua estatura, mas nos piores momentos, Ed está sempre pronto a fazer frente a qualquer inimigo.

Há uma química enorme entre os dois irmãos e um grande espírito de entreajuda ou não tivessem eles o objectivo comum de emendar os erros do passado. Esperem muitas surpresas nestas aventuras dos irmãos Elric pelo incrível mundo da alquimia em que tudo pode acontecer.

Autor:Eugénio Graf

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.