Imaginem que alguém está perante uma situação dificil e que uma falha nesse momento poderá ser a morte do artista, ou então ficará para sempre a chorar a sua derrota. O que fazer numa altura destas? A moral é pouca e os nervos são muitos.
A Inis tem a solução para este problema chama-se “Ossu! Tatakae! Ouendan!”, que traduzido para português fica algo como “Vá! Lutem! Claque” é um jogo para Nintendo DS que consiste numa claque que ajuda a moralizar as pessoas a enfrentar os seus problemas. Mas onde é que entra o jogador neste jogo?
É o jogador que controla a claque para que esta tenha uma performance com o menos erros possiveis. Caso contrário, a claque irá revelar-se desleixada e a moral transmitida às pessoas, ineficaz. Este controlo é feito através da “stylus” ou seja o apontador da Nintendo DS.
“Ouendan!” contém vários níveis, tendo cada nível, uma música vinda do universo j-pop. Neste jogo, convém sabermos o ritmo da música, pois é no ritmo que está a base da victória. E é aqui que a jogabilidade começa. Durante a música, vão aparecendo vários pontos no ecrã touchscreen e o jogador apenas tem que tocar nos pontos, sequencialmente, seguindo o ritmo da música.
Para além de pontos, também podem aparecer alguns traços em que o jogador terá que os seguir, escorregando a sua stylus até ao outro extremo e até um disco que o jogador tem que rodar até que uma barra no fundo do ecrã fique cheia. O jogador terá de efectuar todas estas acções segundo um ritmo, e caso falhe várias vezes, a barra de energia decresce e quando “bater no fundo”, o jogador perde. Dito assim, pode não parecer muito apelativo. Mas talvez através de demonstrações do jogo, possam perceber o quão simples e original a jogabilidade de “Ouendan!” é.
As músicas são muito agradáveis, principalmente para quem gosta de J-POP. Apesar dos temas serem um pouco diferentes da versão original, estes não perdem qualidade nem ritmo. Aqui ficam alguns dos grupos que têm uma musica presente neste jogo: Asian Kung-Fu Generation, B’z, L’Arc-En-Ciel, Morning Musume, Orange Range.
Em modo de um jogador, a longevidade do jogo é mediana, contendo inicialmente 2 dificuldades Fácil e Normal, e mais duas com uma dificuldade superior assim que o jogador completar o jogo em dificuldade Normal. E para quem completou todo o jogo em qualquer das dificuldades mas ainda está disposto a repetir a dose, existe ainda uma opção para apagar a memória do jogo, para que o jogador possa começar tudo do zero.
Em multiplayer, existe dois modos, um “mano-a-mano” que consiste num jogador contra o outro e um modo cooperativo, que consiste em dois jogadores tomando turnos para o mesmo objectivo. Serão precisos dois Nintendo DS, cada um com o seu cartucho “Ouendan!” para jogar multiplayer.
A lingua japonesa presente no jogo, não deve ser barreira para quem pretende apenas disfrutar da jogabilidade e da musica, mas para quem gosta de história, os mangas que surgirão no decorrer de cada nivel tornarão se imperceptiveis para quem não percebe japonês. No entanto apenas com as imagens pode ter uma ideia e até rir-se um pouco de certas situações.
Em suma, Ouendan tem um conceito de jogo bastante original e além disso é extremamente viciante para quem gosta de jogos de ritmo. A Inis já tinha feito um jogo para ps2 baseado em ritmo, Gitaroo Man, conhecido por ser original e bem concebido desde aparições de nomes de jogos de ritmo como Parappa the Rapper e Dance Dance Revolution. Com esta joia de jogo, Ouendan!, que se desmarca pelo uso original do Touchscreen da DS, a Inis leva daqui o meu respeito e consideração. Já correm rumores de versões deste jogo para o Ocidente. O tempo confirmará este assunto.
Autor:Sérgio Henriques