Loading...
ArtigosCinema

Neighbour No13

Durante a escola primária Murasaki Juzo foi alvo de tormentos e agressões por parte de um colega Akai Juzo. Tormentos esses que ultrapassam largamente os comuns roubos de dinheiro, por exemplo. Em vez disso, Murasaki foi entre outras coisas, fechado numa casa de banho onde lhe atiravam regularmente com água ou obrigavam a comer excrementos. Mas estes actos de maldade são apenas a ponta do iceberg… Um dia, Akai e o seu grupo de amigos, agarram e prendem Murasaki, enquanto o maléfico Akai despeja ácido sobre a face de Murasaki…!

The Neighbour Nr. 13 é mais um filme que explora a temática da vingança como a própria sinopse o assim depreende. No entanto, não é apenas mais um filme de vingança. Tal como, por exemplo, o coreano Park Chan-Wook que trata essa temática de uma forma muito própria, também o realizador japonês Yasuo Inoue (no seu filme de estreia) o faz de forma, podemos dizer, surpreendente, diferente e eficaz.

Visivelmente influenciado pelo estilo de Takeshi Miike, o filme, no entanto, consegue encontrar um equilíbrio, entre narrativa, fotografia e excelentes interpretações, sendo por isso, uma das agradáveis surpresas de 2005. Baseado num comic book manga, a espaços é bastante colorido com alguma dose de violência gráfica à mistura, sendo por isso, inevitável comparações a alguns aspectos de por exemplo Ichi The Killer, de Miike, também adaptado de literatura Manga.

images/cinema/neighbour13/neighbour13_1.jpgimages/cinema/neighbour13/neighbour13_2.jpgimages/cinema/neighbour13/neighbour13_3.jpg

O ambiente de tensão é constante e nunca sabemos o que vamos esperar de seguida. Recheado de cenas surreais que remontam aos distúrbios psicológicos do protagonista, os planos de câmara são de um estilo visual notável, captando na perfeição essa dualidade de um homem ansiando por vingança, transformado num psicopata e com graves problemas psicológicos derivados dos ataques cobardes a que foi sujeito na sua infância. A cena inicial do filme é de facto bastante violenta (como outras cenas) e até mesmo chocante, mas também é uma cena de antologia, capaz de figurar no melhor de Miike ou até de David Lynch. Destaque também para os actores, com papéis irrepreensíveis.

The Neighbour Nr. 13 é por isso um filme, para alguns, de difícil digestão, mas sem dúvida altamente recomendado para quem gosta de ambientes Lynchianos. Se gostaram de filmes como American Psycho, não devem perder Rinjin 13-gô. Mais um realizador a ter em conta no panorma Japonês depois de Takeshi Miike e de Kitano, entre outros, mais recentemente term dado nas vistas mundialmente. Há que destacar que é o filme de estreia do realizador. E que grande filme! Vamos estar atentos ao trabalho de Yasuo Inoue…

Autor:Sérgio Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.