Loading...
ArtigosGastronomia

Onigiri

Mesmo com o enorme sucesso do anime de Yakitate!! Japan, anime onde a temática principal é o pão e com a queda no consumo de arroz, os onigiri (pronuncia-se ‘oniguiri’), tradicionais bolinhos feitos com arroz ainda são líderes de venda nas lojas de conveniência do Japão. Os bolos de arroz ou Onigiri (chamado também omusubi) são tão antigos quanto o arroz. Antigamente, os onigiri eram chamados de tonjiki. No período Heian, o tonjiki era uma refeição dada pela nobreza às pessoas com fracos recursos econónicos para comer quando iam viajar.

Basta vermos alguns filmes de Kurosawa, ou vermos episódios da série Rurouni Kenshin para vermos que o onigiri era/é uma iguaria para qualquer japonês. Embrulhado em folhas de bambu esta esfera ou triângulo de arroz frio servia muitas das vezes de alimento de viagem.

Como o onigiri (palavra que vem do verbo nigiru, que significa apertar, segurar com a mão) é comido com as mãos, foi preciso que alguém “inventasse” algo que evitasse que elas ficassem cheias de grãos de arroz. Assim apareceu a alga nori (a mesma do sushi) para embrulhar o bolo de arroz.

O onigiri mais comum tem o interior recheado, com ingredientes doces ou salgados, para ajudar a preservar o arroz por períodos mais longos. O umeboshi (ameixa salgada); o katsuobushi (flocos secos de bonito – uma variante do atum), salmão ou atum enlatado com maionese são os recheios mais usuais na confecção desta iguaria que todos os japoneses fazem como entradas, servir como refeição principal (almoço, lanche, jantar) ou então para levar a um piquenique quando vão ver o Hanami (cerejeiras em flor) ou para os miúdos levarem nas bento (lancheiras) para a escola.

Actualmente, os recheios são cada vez mais variados e “radicais” de forma a atrair a população mais jovem para fazer face ao ataque da comida americana de fast-food.

Podemos encontrá-los nas máquinas de “vending” de comida nas ruas, ou quando entramos em qualquer “konbini” (loja de conveniência, sendo a cadeia de lojas mais conhecida no Japão as Lawson), e deparamo-nos com longas prateleiras com uma seleção grande de onigiri fresco para a venda enrolados em papel selofane a preços que rondam os 100 ienes (75 centimos).

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.