Death Note começa quando um estudante chamado Light Yagami, continuamente chateado com a sua vida diária, encontra um bloco de notas junto a uma sala de aulas, no chão da sua escola. Quando o apanha do chão, rapidamente descobre que aquele objecto não é um simples bloco de notas mas sim um Death Note.
Um livro normalmente usado por Shinigamis (Deuses da Morte) para matar humanos. Quando descobre que pode matar pessoas com este livro, Light fica extremamente perturbado com tal ideia mas tornar o mundo um sítio perfeito, em que não existissem criminosos, era algo em que já tivesse pensado e agora era-lhe possível apenas com um nome e uma cara. Ao ler o How to use it do Death Note descobre que cada um destes livros possui um dono.
Esse dono é uma criatura que Light nunca pensou existir até ter encontrado o Death Note, um Shinigami. Ryuk o dono do livro, que tal como Light estava chateado com a sua vida diária, aparece diante de Light e com uma, inesperada atitude de calma e serenidade, Light não fica surpreendido por ver tal criatura. E enquanto Light não se desfazer do Death Note, Ryuk andará sempre com ele para todo o lado, sendo apenas visto por quem tocar no livro.
O Death Note funciona de maneira muito fácil, é só necessário saber o nome da pessoa e, aquando da introdução do nome no livro, ter presente mentalmente a cara dessa pessoa. E com o Death Note, Light pode controlar as acções das pessoas antes de morrer e escolher a sua causa de morte, se não especificar, a pessoa em causa morre de ataque cardíaco.
Quando Light começa a usar o Death Note para livrar o mundo de todo o mal, torna-se numa pessoa que pensa ter alcançado o poder de um Deus. Light começa a usar o livro demasiado, escolhendo sempre o ataque cardíaco como causa de morte. Milhares de criminosos começam a aparecer mortos e este facto obrigou que este caso começasse a ser investigado. Com rumores a correr na Internet que, Kira o Deus que castiga os criminosos pelos seus actos, a polícia começa a suspeitar que as todas as mortes por ataque cardíaco de criminosos nos recentes tempos foram provocadas pelo mesmo indivíduo. E sendo este caso muito difícil de resolver, a Policia Internacional decide contratar um famoso detective que se intitula de L. Infelizmente para Light, L é uma pessoa muito inteligente e, de uma forma muito perspicaz, consegue definir uma área no Japão onde possivelmente Kira estará.
Não dura muito até este caso se tornará num jogo de gato e rato no qual, quem for mais inteligente, quem conseguir estar 10 passos à frente do outro, ganhará. Um jogo de inteligência onde perder não é uma opção pois o perdedor ficará sem nada.
Death Note, criado por Tsugumi Ooba, é um manga com uma história verdadeiramente de pasmar, cheia de surpresas e acontecimentos inesperados que surpreendem qualquer um. O ritmo de acontecimento das coisas é rápido o que ajuda, em parte, a compreender certos acontecimentos e não é tão rápido que seja difícil de seguir.
O artwork desta série é feito por Takeshi Obata (fez também Hikaru no Go e Ayatsuri Sakon) está excelente em todos os aspectos. O tipo de artwork transmite uma atmosfera um pouco dark, que assenta que nem uma luva neste manga. Os personagens estão desenhados muito realisticamente assim como os cenários, sendo estes muito detalhados. As expressões dos personagens estão muito bem encaixadas com as situações conseguindo passar aos leitores o que os personagens conseguem sentir naquele momento. A imagem que foi criada para os Shinigami está muito bem construída. Eles nem são bonitos nem feios, mas transmitem uma sensação de medo com os seus dentes afiados, grandes olhos, asas negras e algumas vezes sem partes do corpo.
Deixo aqui, também, pequenas curiosidades acerca deste excelente manga. O nome Raito (nome de Light em japonês) tanto pode ser traduzido para o inglês como Light ou Write. Light simboliza luz e a justiça trazida ao mundo por Light. Write, que significa escrever, simboliza a escrita feita por Light no Death Note, para livrar o mundo do mal.
Este manga ficou concluído ao 108º capítulo. No Japão, no fim de cada ano, é tocado 108 vezes um sino para comemorar o ano que passou e o novo que vem. Cada badalada representa uma das 108 tentações que uma pessoa deve ultrapassar para atingir nirvana.
Death Note é um manga que vale bem seguir. Tudo foi pensado ao detalhe e merece um lugar de destaque por parte das críticas. Acabou de ser publicado este ano e conta com 108 capítulos publicados em 12 volumes, 7 dos quais já traduzidos para o inglês. Conta com uma adaptação em filme e em breve, princípios de Outubro, estreará a adaptação em anime.
Em suma, Death Note é um manga que tem uma história séria com muitas falas e pouca acção, com personagens únicos e um enredo espectacular. É um título obrigatório para quem gosta de uma boa história sobre a mentalidade humana e seus limites e fraquezas.
Escrito por: Carlos Duarte