Loading...
AnimeArtigos

Hotaru no Haka

Japão, verão de 1945. Os bombardeiros americanos arrasam a cidade de Kobe com milhares de bombas incendiárias. Um jovem adolescente (Seita) e a sua irmã pequena (Setsuko) perdem os seus pais devido aos bombardeamentos. Os dois terão que a partir de agora aprender a sobreviver numa sociedade destinada pela guerra.

Hotaru no Haka, em português “O Túmulo dos Pirilampos” foi baseado no romance homónimo de Akiyuki Nosaka, um escritor do pós-guerra nascido em 1930 na cidade de Nakamura, situada na província de Kanagawa. O seu nacimiento provocou uma grave doença na sua mãe, que mais tarde veio a recuperar e ter outra filha, Keiko, no entanto durante este período de enfermidade materna Nosaka viveu com uma tia.


Em 1945, durante os intensos bombardeios americanos, o seu pai morre e a sua mãe volta a adoecer gravemente. Pouco tempo depois, a sua irmã também morre devido à má nutrição. Quase que poderiamos dizer que a história que nos narra Hotaru no Haka tem imensos pontos comuns com a sua vida real.

Os estúdios Ghibli, que provavelmente será o estúdio japones de animação mais conhecido do mundo, no ano de 1998 sob a direcção de Isao Takahata, realizador que também dispensa qualquer tipo de apresentação em especial para os fãs de anime das decadas de 70/80 e que tem no seu portfólio séries como “Heidi”, Akage no Anne (Ana dos Cabelos Ruivos), Mirai Shounen Conan (Conan, O Rapaz do Futuro) todos eles transmitidos em Portugal ficaram encarregues de fazer a versão animada de Hotaru no Haka, um filme que oferece uma excelente visão da cultura do Japão, onde as necessidades do individuo não são tão importantes como as necessidades da família e da nação.


A qualidade da imagem e a animação são de uma beleza ímpar, também o guião não fica atrás. A história começa com “Na noite de 21 de Setembro, morri”, palavras de Seita depois de falecer reconstruindo as aventuras e desventuras vividas por ele em formato de flashbacks que se encadeiam de forma mágica. Durante todo o filme os dialogos mantêm o espectador espectante e atento até ao final do filme. Aconselha-se este anime a todos os que gostam de grandes dramas, isto porque Hotaku no Haka possui um alto conteúdo dramático capaz de fazer gastar ao espectador uma caixa de lenços de papel.


Hotaru no Haka é uma história de sobrervivência que teve excelentes críticas em todo o mundo. Um filme obrigatório para todos aqueles que duvidam que o cinema de animação pode contar histórias sérias e profundas, por isso Hotaru no Haka é mais um título obrigatório e que recentemente foi editada em Portugal em formato de DVD.

Autor: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.