Loading...
ArtigosMúsica

Ali Project

Com uma imagem ao estilo Gothic Lolita, Mikiya Katakura (música e arranjos) e Akira Takarano (voz e letras) formam o grupo Ali Project. O projecto remonta a 1998 quando este ainda era um pseudónimo de Mikiya Katakura, homem de formação musical clássica e que procurava uma letrista e voz para as suas composições. Nessa altura edita o seu primeiro trabalho intitulado “Gensou Teien” e também fez algumas bandas sonoras para animé.

Nessa altura, o seu estilo clássico e sinfónico era comparado ao trabalho de Hajime Mizoguchi ou do famoso Joe HISAISHI. Mas em 1996, Mikiya encontra Arika Takarano, uma jovem um pouco excentrica e com um timbre de voz semelhante ao de Shiina Ringo. Arika parece uma pequena boneca de estilo Gothic Lolita.

Só dez anos mais tarde é que o nome de Ali Project subiu à ribalta da música pop japonesa e dos tops. Akira e Mikiya são convidados para darem voz ao tema de abertura da série animada Noir (começou a ser transmitida em Portugal no mês de Dezembro de 2005 no canal SIC Radical), apesar de anteriormente já terem contibuido com outros temas para várias séries como por exemplo Clamp Gakuen Taitendan (Clamp School Detectives) e Wish ambos animes dos estúdios CLAMP.

images/music/aliproject/aliproject_1_b.jpg|images/music/aliproject/aliproject_1.jpgimages/music/aliproject/aliproject_2_b.jpg|images/music/aliproject/aliproject_2.jpgimages/music/aliproject/aliproject_3_b.jpg|images/music/aliproject/aliproject_3.jpg

Mas foi com “Coppelia no Hitsugi”, uma composição electrónica com uma base de música clássica aliada a uma voz perfeitamente enquadrada, que os otaku e todos aqueles que gostam de animé ou jpop começaram a ter mais atenção aos Ali Project. Ano após ano, os genéricos de anime continuam a fazer parte do seu reportório Rozen Maiden, Avenger, My Hime, Maria-sama ga Miteru, entre outros…

Três albuns sairam posteriormente, “Aristocracy” “Heretic & Erotic” e “Moonlight Intoxication”, o seu estilo foi evoluindo, contudo tanto a música como o género musical deixa de ser “qualificável”. Os Ali Project começam a navegar pelos mais diversos estilos musicais (rock gótico, música clássica, electrónica) e transformam-nos à sua maneira, dentro do seu espírito “meio” gótico.

Sem dúvida que é um dueto para descobrir por todos aqueles que gostam de boa música.
Autor:Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.