Ao contrário do que Makoto Shinkai nos habituou, este seu último trabalho não tem fantasia ou ficção-científica. Byousoku 5 Centimeters (5 centímetros por segundo) é o título do mais recente trabalho de Makoto Shinkai, que está inserido numa triologia de curtas metragens animadas: ‘The Chosen Cherry Blossoms’, ‘Cosmonaut’ e ‘5 Centimeters per Second’ e que nos conta a vida de um rapaz chamado Takaki Tohno.
Estamos no início dos anos 90 e a história localiza-se entre a capital japonesa e as aldeias que ficam perto da grande metrópole. Dois amigos separados, Takaki e Akari. Quando andavam na escola, eram como irmão. Para tristeza de ambos, Akari teve que ir morar para outro local. Mas continuaram a sua amizade por cartas que escreviam um ao outro.
Takaki e Akari decidem encontrar-se, mas o comboio onde seguia Takaki atrasa por causa de um forte nevão que cai durante a viagem. O que realmente entristece Takaki isto porque ansiava pelo momento do encontro há bastante tempo. Além disso, sentia que Akari provavelmente estaria preocupado com ele. Finalmente, Takaki chega ao destino combinado e os dois encontram-se. Um momento muito bonito capaz de levar às lágrimas os mais emocionais.
Makoto Shinkai comenta em relação a esta animação que “[…] este trabalho fala-nos de um mundo real com pessoas normais como tu e eu. Mesmo com as nossas vidas cheias de situações tristes e dramáticas, o mundo ainda brilha as nossas vidas com momentos bonitos e coloridos que faz com que nos continuemos a ter vontade de viver…O nosso objectivo é criar animações que inspirem as nossas vidas.”
E isso está bem presente nos personagens que Makoto Shinkai nos dá a conhecer neste anime, apesar de serem apenas 27 minutos, Takaki e Akari facilmente captam a nossa amizade e simpatia e temos a sensação que já os conhecemos há imenso tempo.
A animação de Makoto Shinkai, o “self-made-man-anime” evolui em cada projecto que ele cria. Desde que tivemos o primeiro contacto com o seu trabalho ‘She and her cat’ todas as animações de então para cá são cada vez mais bonitas, cuidadas e cheias de detalhes.
A banda sonora continua com a chancela de qualidade a que já nos habituou, e também aqui são um extra para ainda dar mais tensão às cenas que vão acontecendo ao longo do anime.
Em suma, este é mais um trabalho com enorme qualidade de Makoto Shinkai e que é obrigatório ver.
Autor: Fernando Ferreira