Loading...
ArtigosCinema

Sonny Chiba

O nome de Maeda Sadaho (前田禎穂) para muitos dos fãs do cinema japonês pode não significar nada, mas quando dizemos que Meada é Sonny Chiba ou “Shinchi Chiba”, o caso muda de figura.

Nasceu na cidade de Fukuoka em 1939, e era o segundo de cinco filhos de Shicinosuke Meada, um piloto do exército e Haruko Meada, uma dona de casa. Desde muito cedo mostrou interesse pelo teatro tradicional japonês e pelo desporto. Esse interesse foi tão grande que acabou por fazer parte da equipa olímpica japonesa até que uma lesão nas costas terminou a sua carreira desportiva.

Foi na universidade de Taiku que começou a aprender karaté com o grande campeão do mundo Masatatsu Oyama. Praticou outras artes marciais como o judo, ninjitsu, kendo ou kempo, mas foi no karate (4ºDan) e no judo (1ºDan) que se destacou.

Em 1960, participou num concurso de “novos talentos” organizado pela Toei Company. É nesta altura que Maeda Sadaho altera o seu nome para Shinichi Chiba, e mais tarde, volta a mudar para para “Sonny” devido a uma campanha publicitária da Toyota em que participou.

Graças às suas capacidades atléticas, Chiba foi convertido pelos estúdios numa estrela de filmes de acção onde participa com pequenos papeis em séries televisivas. Em 1969, Chiba cria o “Japan Action Club”, uma escola para treinar actores em diferentes estilos de artes marciais e cenas de acção. Alguns dos actores famosos da época frequentaram esta escola: Etsuko Shihomi e Hiroyuki Sanada.

Na década de 70, a Ásia estava a viver o síndrome Bruce Lee, para combater esta “doença” os estúdios da Toei convertem Chiba num lutador eximio e dá-lhe o papel de actor principal no filme “The Street Fighter”, e consequentes spin-offs tornando-o assim num actor mundialmente conhecido. Durante os anos 70 e 80, Chiba participou em mais de 20 filmes, embora poucos filmes tenham tido o merecido reconhecimento fora do Japão.

Muda-se para Los Angeles e também aqui é convidado para participar em filmes americanos. O sucesso de Chiba não parou de crescer além fronteiras e a prova disso foi a sua participação no filme “Storm Riders” de Andrew Lau.

Recentemente Chiba participou no filme Battle Royale II: Requiem (2003), mas só depois de ter participado no filme “Kill Bill” (2003) de Quentin Tarentino é que finalmente ficou conhecido à escala mundial. Depois deste enorme sucesso, Chiba ainda teve participação em dois filmes de algum sucesso: Survive Style +5 (2004) e The Fast and the Furious: Tokyo Drift (2006). Actualmente Maeda Sadaho ou “Sonny Chiba” reparte a sua carreira de actor com a da escola onde continua a treinar e a ajudar as jovens promessas do cinema do país do Sol Nascente.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.