Loading...
Artigos

QR Code

O código QR Code, deriva da frase inglesa “Quick Response” e é um sistema para armazenar informação numa matriz de pontos ou num código de barras bidimensional. Este sistema foi criado pela companhia japonesa Denso-Wave em 1994 e hoje em dia é extremamente popular e ninguém no Japão consegue escapar ao seu uso.

O “standart” para códigos QR ([JIS]] X 0510) foi publicado em Janeiro de 1999 e em Junho do ano seguinte foi aprovado o correspondende ao standart internacional ISO (ISO/IEC18004).

Embora inicialmente o uso do QR servia para registar os automóveis nas linhas de produção das fábricas, hoje os códigos QR usam-se em qualquer parte e situação como por exemplo na administração de inventários das empresas ou industrias. Recentemente, a inclusão de software que lêem códigos QR nos telemóveis no Japão permitiu encontrar novos usos e suportes mais orientados ao consumidor, que se manifestam em comodidades como deixar que ter de introduzir os dados de forma manual nos seus telemóveis.

Exemplo disso, é a colocação dos endereços de email e endereçosda internet nas revistas e anúncios japoneses. Outra alteração que está cada vez mais a tornar-se comum é a utilização do uso dos códigos QR nos cartões de apresentação, simplificando a tarefa de introduzir a informação de um novo cliente na agenda do telemóvel.

Um aspecto bastante importante sobre o QR Code é que o seu código fonte está em aberto, ou seja, o código é livre e qualquer pessoa pode usá-lo. Também os direitos de patente (propiedade da Denso Wave) não são exercidos. Conforme os dados colocados no código QR a sua capacidade de armazenamento vai variando. Para informação meramente numérica a capacidade máxima é de 7089 caracteres, para dados alfanuméricos é de 4296 caracteres, o código binário (8 bits) apenas tem capacidade para 2953 caracteres e por fim a utilização de kanji no QR Mode tem a o valor mais baixo de armazenamento com apenas 1817 caracteres.

Este código caracteriza-se por ter uma forma visual: três quadrados nas esquinas que permitem ao leitor detectar a posição do código e depois pequenos quadrados pretos que parecem terem sido colocados aleatoriamente. No entanto essa disposição é gerada pela mensagem escrita que depois é codificada.

Ainda existe o micro código QR uma versão mais pequena do código standart QR e está desenhado para aplicações que tenham uma habilidade menor. Há diferentes versões do micro código QR. A maior delas pode conter até 35 caracteres.

Qualquer pessoa que tenha dispositivos ou programas de captura, em combinação com um PC ou Mac com um interaface RS-232C podem usar um scanner para ler os dados.

Também podemos gerar os nossos QR Code de forma gratuita. Para o fazerem basta acederem ao QR-Code Generator disponibilizado pela empresa Kaywa.

Autor: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.