É comum dizer-se que um japonês sem cartão de visita, não é japonês. No Japão, é quase obrigatório fazer-se a troca de cartões de visita (impresso com nome da empresa, o cargo que ocupa, nome, endereço e telefone) quando duas pessoas se encontram pela primeira vez.
Os meishi (名刺), nome para os cartões de visita em japonês, são em regra geral impressos com os dados pessoais, em japonês na parte da frente do cartão e em caracteres latinos (Romaji) na parte traseira. O meishi informa a posição, status e grupo hierárquico da pessoa dentro da empresa, desempenhando um papel importantíssimo numa sociedade onde o grau hierárquico é muito importante.
Num encontro de negócios é imprescindível ter o meishi, pois é considerado falta de etiqueta e rude não possuí-lo. Entrega-se e recebe-se o meishi com as duas mãos. Não deve se dobrar nem escrever no cartão e é de bom uso possuir um “meishi-ire” (uma pequena caixa onde estão guardados os cartões).
Caso não possua essa caixa, é de bom tom que se guarde o cartão num dos bolsos interiores do casaco. A troca de cartões é quase um ritual cheio de etiquetas ao contrário do que é feito aqui no Ocidente.
O cartão é entregue com as duas mãos e ao mesmo tempo faz-se uma vénia (ojigi – ver artigo aqui) e nunca dobre ou escreva no cartão. A pessoa que o recebe também o faz com as duas mãos e retribui a vénia. É suposto a pessoa que entrega o cartão apresentar-se dizendo o seu nome e caso seja necessário a sua profissão/empresa.
A pessoa que recebe o cartão deve ler atentamente o nome da pessoa no cartão, em voz baixa de preferência, com o intuito de memorizar o nome, posição e empresa da pessoa e fazer um comentário entusiastico do tipo “aahhh bengoshi neeee” ( aahhh advogado não é).
Depois repete-se o mesmo processo ao contrário. O esquecimento do nome da pessoa durante a conversa é sinónimo falta de educação e de que se deu pouca importância ao dono do cartão.
Fica aqui a “dica” para criarem o vosso próprio meishi pois a qualquer momento podem conhecer uma pessoa japonesa, e assim estão prevenidos e fazem boa figura.
Autor: Fernando Ferreira
[Guia] : Meishi | NIJI zine
[…] saber mais sobre “meishi” consultando um artigo muito bom que já foi colocado neste website (ler artigo) em […]