Loading...
AnimeArtigos

Aru Tabibito no Nikki

Esqueçam tudo o que conhecem da animação japonesa e dos seus clichés (os olhos redondos enormes, as meninas de cabelos coloridos em fatos colegiais, os super poderes, etc…) e mergulhem neste exercício de animação que tem tanto de experimental como de beleza gráfica.

Tortov Roddle percorre o mundo montado num porco de pernas longas. Durante a sua jornada conhece coisas incríveis que já mais imaginaria que existissem e outras que lhe causam um medo tremendo, vilas nas costas de sapos gigantes, peixes que vivem em chávenas de café entre outras… Mesmo assim, Tortov continua a viajar.


Sente-se o estilo europeu nesta animação, onde as semelhanças ao universo de Eduard Gorey são bastante evidentes. Embora curto, The Diary of Tortov Roddle leva-nos para um mundo distante de sonho onde a música dada por um piano consegue criar um ambiente de conto de fadas. Não existem vozes na série. Os únicos dialogos que vemos na série aparece no inicio e no fim de cada episódio.

O desenho de personagens é diferente do que estamos habituados a normalmente ver na animação japonesa, tal qual a animação que é o mais simples possível. Esta é feita à base da ilustração em papel e animação em 2D utilizando o Shockwave Flash.


As suas experiências fantásticas foram contadas numa série de 6 curtos episódios de 3 minutos cada para a internet durante os meses de Março e Junho de 2003 criadas por Kumio Kato e com a participação dos estúdios Robot (Space Travellers: The Animation).

No ano seguinte, The Diary of Tortov Roddle (e conhecido no Japão como Aru Tabibito no Nikki) foi um dos selecionados para o Annecy International Animated Film Festival.


Para os fãs da animação japonesa Tortov Roddle é uma série a evitar, mas para os fãs da animação em geral é uma proposta interessante para pelo menos ficarem a saber que do outro lado do mundo também existem outros tipos de animação e aconselho a adquirirem a edição em DVD, que para além dos 6 episódios traz mais 3 episódios inéditos e duas animações extra.

Autor: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.