Em Março de 2007 a cadeia de televisão pública japonesa NHK anunciou a realização de um projecto colectivo de 15 diferentes realizadores e artistas japoneses no campo da animação, incluido nesse lote, o “gaijin” Michael Arias, productor de Animatrix e realizador do anime Tekkon Kinkret. Com o título de Ani*Kuri15, aglutinação de duas palavras inglesas “animation” e “creators” nasce este projecto bastante interessante, eclético e uma verdadeira mostra do que se faz actualmente ao nível da animação no Japão.
Mas porquê só um minuto? Os rápidos 60 segundos de animação devesse ao propósito com que foi criado esta projecto. Estas 15 animações foram feitas para serem emitidos durante os períodos publicitários do canais televisivos pertencentes à NHK, porque estes canais não têm horários fixos na sua programação. Assim, foram feitas três temporadas divididas por 5 curtas.
A primeira temporada traz as curtas metragens de: Shinji Kimura x Studio 4°C (director artístico de Steamboy); Shojirou Nishimi x Studio 4ºC (“chara-design” de Tekkon Kinkreet); Akemi Hayashi x GAINAX (“chara-design de Fruits Basket); Osamu Kobayashi x MadHouse (director de Beck) e Yasufumi Soejima x GONZO (animação 3D de Last Exile).
A segunda temporada foram convidados os seguintes artistas: Atsushi Takeuchi x Production I.G (“mecha-design” de Ghost in the Shell); Mamoru Oshii x Production I.G (realizador de Ghost in the Shell); Kazuto Nakazawa x Studio 4°C (realizador de Kigeki); Range Murata x Tatsuya Yabuta x GONZO (chara-design de Last Exile e desenhador da história de Final Fantasy VII respectivamente); e Tobira Oda x Yasuyuki Shimizu x Studio 4°C (director de Danchi Tomo e realizador de Spriggan).
E por fim a última temporada é composta por: Michael Arias x Studio 4°C (director de Tekkonkinkreet e productor de Animatrix); Makoto Shinkai (Beyond the Clouds, The Promised Place); Shoji Kawamori x Satelight (director de Macross: Do You Remember Love?); Mahiro Maeda x GONZO (director de Gankutsuou e Animatrix: O Segundo Renascimento) e Satoshi Kon x Madhouse (realizador de Paprika).
No total são 15 curtas metragens muitas delas sem dialogos ou onde o texto é quase inexistente, mas todas elas com uma excelente qualidade quer ao nível da animação quer no desenho. Os estilos são também os mais variados fruto dos diferentes artistas incluidos nesta compilação. Ao longo das 15 curtas metragens podemos ver animações em 3d, 2d, stopmotion, animação de volumes e outras técnicas mistas.
Mas mais do que as palavras o melhor mesmo é ver as animações e para isso basta acederem ao site oficial ( http://www.nhk.or.jp/ani-kuri/ ) onde poderão ver as 15 curtas metragens na íntegra e escolherem as vossas preferidas.
Autor: Fernando Ferreira