Na cidade vampiresca de Saruta, o sol nunca nasce e por esse motivo todas as crianças-vampiro adoram ficar acordadas até muito tarde. Hipira, um jovem vampiro e Soul, o seu amigo formam uma “estranha” dupla. Adoram brincar, pregar partidas aos moradores da cidade como qualquer criança.
As histórias que vão acontecendo ao longo do livro são as brincadeiras que Hipira e o seu amigo vai fazendo como acordar todos os vampiros da cidade com a mentira que o sol está a começar a nascer, ou salvar a cidade de um meteoro que está a cair em direcção a eles. Estas são algumas das histórias que aparecem no livro.
Hipira não é um manga mas sim um livro de ilustração infantil escrito por Katsuhiro Otomo (Akira e Domu) e com ilustração de Shinji Kimura (Urusei Yatsura 2 e Tonari no Totoro). A arte é apelativa, bonita e sendo um livro infantil é comum os desenhos serem bastante coloridos e ocuparem as páginas inteiras, ao contrário dos manga que normalmente avança as suas histórias de vinheta em vinheta.
Kimura consegue transmitir com a sua arte como é viver numa cidade sem luz solar, e por isso facilmente torna o livro um pouco escuro e assustador para as crianças, mas não o suficiente para os mais pequenos terem pesadelos durante a noite de sono.
Outro ponto a favor de Hipira é a possibilidade de continuação ou mesmo criação de novas histórias, pois nesta livro a história fica em aberto deixando-nos com muito curiosidade de como seriam as novas aventuras do pequeno vampiro. Sem dúvida que seria interessante aparecerem mais histórias quer em formato livro quer numa versão animada, porque aventuras e travessuras não iriam faltar à dupla que se transforma em tripla no final da história.
Hipira é um livro infantil muito bem escrito e desenhado o que já era de esperar sabendo quem são os autores. É um livro que de certeza irá divertir os leitores de todas as idades, e em especial os mais novos.
Escrito por: Fernando Ferreira