A proposta mortal de 2LDK realizado por Yukihiko Tsutsumi faz parte do projecto “Duel Project”, uma competição entre dois realizadores para ver quem consegue fazer o melhor filme de um duelo até à morte. De um lado está Ryuhei Kitamura (Versus) com o filme “Aragami”, do outro lado este 2LDK que beneficia de um par de situações “divertidas” apesar das regras impostas nesta competição: um orçamento limitado e de uma produção apressada gravada numa semana.
Lana (Maho Nonami, que participou no “Platonic Sex”) e Nozomi (Eiko Koike, conhecida pela sua representação em “Kamikaze Girls” no papel de Akimi) são duas jovens modelos/actrizes que estão a morar num apartamento em Tóquio oferecido pela agência de modelos que representam. Enquanto que Lana é uma jovem citadina habituada a fazer tudo para subir na sua carreira, Nozomi vem de uma pequena aldeia e com um curriculum de concursos de beleza locais, mas com vontade de triunfar na grande capital.
Escusado será dizer que Lana não suporta Nozomi, não só porque estão a viver juntas como o rapaz que saía com ela trocou-a por Nozomi por esta ter os seios maiores. Razões mais do que suficientes para aumentar a tensão do apartamento entre as duas. Nozomi também não é louca de amores por Lana tudo por causa de Lana ter usado os produtos de beleza de Nozomi, como vingança ouve Death Metal para não deixar dormir a sua companheira de apartamento.
A partir daqui estão abertas as hostilidades para uma guerra sem precedentes… a primeira batalha é travada com umas espadas ornamentais, depois são escolhidos os mais variados utensílios como armas de guerra.
Nestas pequenas batalhas podemos assistir a algumas referências a outros filmes como por exemplo “The Shining” ou “The Evil Dead” (nas cenas de “horror”) ou então, nos filmes “Pink Panther” interpretados por Peter Sellers para as situações mais cómicas.
Toda a acção do filme acontece dentro do apartamento, e durante os 70 minutos o filme nunca perde ritmo. Cada actriz está bem adaptada ao seu papel, mostrando-nos e revelando-nos os seus próprios demónios interiores e inseguranças.
2LDK (“2 people”, “living-room”, “dinner-room” e “kitchen”, que abreviando fica 2LDK), funciona tanto como um filme isolado, ou como uma parte do Duel Project. Se estiverem à procura de filmes com acção, horror e comédia, este deve estar no topo da lista.
Escrito por: Fernando Ferreira