Tadamasa nasceu em 1904 com o nome Ueno Katsumi. Desde muito jovem estudou com Torii Kiyotada (também conhecido por Torii VII), de quem recebeu o nome de Tadamasa. A família Torii, uma das mais prestigiadas linhagens artísticas do Japão, teve os seus inícios no séc. XVII, estando intimamente ligada à pintura e gravura Ukiyo-e e ao teatro Kabuki.
Em 1940 Tadamasa conheceu o editor Watanabe Shozaburo, tendo iniciado uma colaboração de que resultaram duas séries de gravuras. A primeira, intitulada Kabuki kumadori juhachi ban – Dezoito Maquilhagens do Kabuki, foi publicada, ao ritmo de uma por mês, em 1940 e 1941, tendo sido publicada depois uma estampa adicional.
A segunda, intitulada Zoku kumadori juhachi ban, continuava o tema da primeira mas foi abandonada após a publicação das primeiras sete estampas devido à guerra.
Após o fim da guerra Tadamasa continuou a trabalhar sobre o teatro Kabuki, nomeadamente desenhando cartazes para os teatros de Tóquio. Em 1949 foi aceite como membro da família Torii, mudando então o nome para Torii Tadamasa.
Em 1950 começou a trabalhar com o editor Shokokusha, com quem publicou uma série de doze gravuras sobre actores Kabuki, formando um calendário, sob o título Kabuki Sugata-goyomi – Calendário de Actores Kabuki (em 1950), bem como uma outra sob o título Kabuki juhachi ban – Dezoito Peças Kabuki, sobre a lista de 18 peças favoritas do teatro Kabuki escolhidas por Ichikawa Danjuro VII (cerca de 1952).
Pela mesma altura publicou uma outra série com o título Kabuki juhachi ban no uchi – Uma de Dezoito Peças Kabuki, com o editor Dairesha.
Escrito por: Manuel Paias