Visual Kei (ヴィジュアル系, lê-se “bijuaru kei” e significa “estilo visual”) é o termo usado para descrever um movimento musical surgido nos anos 80, no Japão.
O termo em si surgiu no álbum “Blue Blood” dos X Japan (na altura apenas X) de 1989. Na capa figurava a frase “Psychedelic Violence Crime of Visual Shock”. Os próprios X-Japan são apontados como os fundadores do movimento, juntamente com os BUCK-TICK, os Color e os D’ERLANGER.
O movimento Visual Kei é caracterizado por uso, por vezes, excessivo de maquilhagem, visuais andrógenos e, por vezes, “cross dressing”. Poucos são os artistas que não são confundidos com mulheres.
O auge do Visual Kei foi na década de 90 quando bandas como os MALICE MIZER, BUCK-TICK e LUNA SEA conquistaram o mercado japonês, embora bandas como os MALICE MIZER ou os LAREINE não fossem tão bem sucedidas comercialmente como os LUNA SEA ou os X-Japan, tornaram-se influentes dentro do movimentos e alguns dos seus integrantes (como é o caso de Gackt, Mana dos MALICE MIZER e KAMIJO dos LARENIE) são hoje ícones do Visual Kei.
No final da década de 90 o Visual Kei perdeu muito do seu esplendor. A morte de um dos seus grandes ícones Matsumoto “hide” Hideto levou a sua crise e também ao hiatos dos MALICE MIZER. Hoje, hide é uma lenda do Visual Kei e uma influência para as novas gerações, que tentam ter o impacto que ele teve.
Em 2000, surgiram os Nightmare que iriam dar um grande contributo para o levantar das cinzas deste género, juntamente com os the GazettE, os Moi Dix Mois, os D’espairsRay e os Onmyo-Za.
Os Nightmare e os the GazettE são, possivelmente, as bandas Visual Kei mais conhecidas do momento, juntamente com os aristocráticos Versailles de KAMIJO e os góticos Moi Dix Mois de Mana.
Em 2007, o género finalmente levantou-se das cinzas com um concerto dos LUNA SEA e a reunião dos X Japan para um single (I.V.) e uma tourneé mundial. Com isto, as bandas de Visual Kei ganharam uma nova atenção e começaram mesmo a ver as suas músicas em animes, como é o caso dos Nightmare que tem as suas músicas the WORLD e Alumina como tema de abertura e encerramento no famoso anime Death Note.
Ao contrário o que se possa pensar, o Visual Kei não se limita a um estilo de música, observa-se um grande número de géneros musicais dentro de Viusal Kei, passado deste do Alternative Rock (Nightmare, BUCK-TICK), Neo-Classical Metal (Versailles), Gothic Metal (Moi Dix Mois), Pop (Kaya) e até mesmo influências da Música Electrónica da qual o cantor a solo Kaya é grande exemplo.
O Visual Kei só começou a ter fãs fora do Japão no final da década de 90, quando a Internet se tornou uma ferramenta de uso comum e é aí que ainda hoje ele e divulgado, mas também através do anime (como já foi referido o caso dos Nightmare).
Os primeiros CDs lançados no Ocidente foram dos Vidoll e KISAKI Project e a partir desses lançamentos mais e mais bandas tomaram o Ocidente de assalto, fazendo concertos próprios e por vezes em convenções de anime. KISAKI Project chegaram a ir a Paris e Moi Dix Mois até Barcelona. Os próprios Versailles preparam uma World Tour para o ano que vem depois de uma bem sucedida tourneé pela Europa. Para a ajudar ainda mais a divulgação do Visual Kei pela Europa existem duas editoras alemãs que apenas distribuem música japonesa, a Gan-Shin Records e a CLJ Records.
Nos USA a cena está mais “fria” do que na Europa, mas eles começam também a tomar nota deste género, principalmente depois do PV (promocional video) SAKU dos Dir en grey ser transmitido da MTV2.
Em 2007, os X Japan tocaram o I.V. como tema principal do filme SAW IV. O filme de 2008 Cloverfiled conta do single FUZZ dos MUCC na banda sonora.
Actualmente, o grande ícone do Visual Kei é o ex-MALICE MIZER, Gackt.
E para aqueles que ainda se perguntam o que o Visual Kei é cito KAMIJO numa entrevista recente ao site BXtE.info : ” “Visual Kei” is the name for artists who have the ability to use every/any and all means to express themselves. It’s something that goes beyond technique.”
Autor: Ana Rita Costa
Yiumi Naoko
Você disse toda a verdade do Visual Kei(ponto).