Loading...
ArtigosManga

Okimono Kimono

Mokona é uma das quatros artistas que compõem o colectivo CLAMP. Ela é uma grande fã do traje tradicional japonês, o quimono, e este é o primeiro livro que dedicou a este tipo de vestuário que se usa no Japão e cada vez mais se espalha pelo resto do mundo.

O livro é composto por esquissos, desenhos e fotografia de quimonos criados por Mokona, e respectivas explicações, traz também dicas e vários exemplos de acessórios comprados ou de como podemos fazer nós os acessórios que depois poderão ser usados e misturados com este traje tradicional sem que se perda a identidade e a estética do quimono e também o lado cultural desta vestimenta.


Também encontramos neste livro uma secção dedicada aos padrões e motivos que os quimonos podem ter (animal, riscas, flora, entre outros). O que estes padrões tem de especial é que também foram desenhados por Mokona.

Dois dos capitulos mais interessantes deste livro são as entrevistas. A primeira é feita a Ami, a popular estrela da pop japonesa pertencente ao duo, Puffy. Antes da entrevista ambas eram fãs uma da outra e foi muito engraçado ler as palavras de Ami: “Diziam que eras muito alta, mas afinal és do meu tamanho”. Ambas são fãs dos quimonos e ao longo da conversa Mokona e Ami falam dos seus preferidos, das estampas e dos acessórios que gostam mais para usar com a vestimenta…


A outra entrevista é a Yumioka Katsumi, o dono da Icinokura, a loja de quimonos e tecidos mais importante do Japão. Durante a entrevista Katsumi ensina imensas dicas para as pessoas que usam quimonos pela primeira vez, ensina-nos a conhecer as pessoas através dos quimonos que usam, usando o ditado popular “diz-me o que vestes, dir-te-ei quem és”, e ainda como escolher acessórios para usarmos com os diferentes tipos de quimono.

No livro ainda podemos encontrar uma pequena história com pouco mais de 10 páginas sobre Horan (uma especialidade gastronómica japonesa) desenhada por Nekoi Tsubaki, mangaka que também pertence ao grupo CLAMP.


Okimono Kimono tem a sua versão em inglês pela Dark Horse e é um livro cheio de surpresas que farão não só as delicias de todos os fãs do estúdio CLAMP, mas também todos aqueles que gostam da arte do quimono e de moda japonesa.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.