Loading...
ArtigosCultura

Amigurumi

Para quem acha que o crochet e tricot é só para avozinhas, pode começar a mudar de opinião depois de ver a quantidade de coisinhas cheias de “kawainess” que se podem fazer com esta forma de lazer.

Amigurumi (literamente, brinquedos estofados) é o nome que se dá a mais uma arte japonesa cujo objectivo é fazer bonecos em tricot ou crochet que serão enchidos (com polyester ou algodão de enchimento). A variedade é enorme e podem ser feitos animais, objectos inanimados ou outras criaturas… Basicamente, quase todo o tipo de coisas.

A palavra Amigurumi é derivada de uma combinação das palavras japonesas “ami” (“crochetado” ou tricotado) e “nuigurumi” (boneca estofada). Foi graças a várias comunidades online de trabalhos manuais (“Do It Yourself”) que estes bonecos começaram a ganhar tanta popularidade, das quais há que destacar a Etsy (http://www.etsy.com/) e a Craftster (http://www.craftster.org/).

Nestas comunidades os bonecos (ou outros) amigurumi podem mesmo ser comprados ou então, quem quiser arriscar, poderá também encontrar por lá dicas, exemplos e modelos para fazer/criar os seus próprios amigurumi.

Os interessados em experimentar, podem também encontrar na internet inúmeros modelos, técnicas e sugestões, ou mesmo livros dedicados especificamente a este tema, existindo também a vantagem de os materiais necessários não serem muito dispendiosos.


Depois de confeccionados, os amigurumi podem também ser decorados com vários outros acessórios e materiais (como olhos artificiais usados em outros bonecos ou lacinhos) ou mesmo com diferentes géneros de lã e costuras ou tecidos, o que faz com que se torne um trabalho onde não há limites para a criatividade.

Embora por vezes se considere que o amigurumi não tem outra finalidade senão decoração e colecção, com alguma imaginação e alterações ao gosto de quem faz, no entanto, podem tornar-se em coisas que, para além de amorosas, são também úteis (carteiras, por exemplo).


Considerando que o amigurumi segue uma estética kawaii, animais e outras figuras feitas têm geralmente uma cabeça de tamanho exagerado que contrasta com membros desproporcionalmente mais pequenos, um bocado à semelhança dos desenhos SD (Super-Deformed) que conhecemos dos animes ou dos manga.

Autor: Carolina Ventura

One comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.