“Suave, inovador e extremamente folk.” é talvez a frase que melhor descreve este álbum dos fantásticos Oono Yuuki . O grupo de Post-Rock nipónico formado em 2010 apresenta assim o seu álbum de estreia “Stars In Video Game”.
Devo confessar que como ávido fã de Post-Rock, que é um género conhecido pela sua abrangência musical, este álbum conseguiu surpreender-me. A primeira impressão com que fiquei desta banda, ao colocar os meus headphones e carregar play na primeira faixa do álbum – Haruno, foi algo indescritível. A sonoridade tipicamente ambiental e familiar do Post-Rock dissolveu-se num fantástico mundo de folk criado pela sonoridade metálica e nostálgica das guitarras acústicas, o ritmo contagiante da percussão e pela melodia intoxicante do baixo. A inclusão da flauta e violino cria uma atmosfera poderosa e aconchegante à medida que a música progride.
Passamos assim para a segunda música do álbum intitulada Motor Park, que é a primeira que incorpora voz e troca uma das guitarras acústicas por uma eléctrica, bem distorcida ao bom jeito de Indie. A excelente voz do vocalista Oono Yuuki eleva assim a fasquia do álbum, deixando os ouvintes a perguntarem-se a si próprios se a banda consegue manter esta diversidade e ambiente ao longo do álbum. E, na minha opinião, conseguem e muito bem.
+-, a terceira faixa do álbum, apresenta-nos um ambiente mais alegre e, ao mesmo tempo, mais Indie, lembrando-me do lendário grupo de Indie Folk Neutral Milk Hotel. Seguem-se Natsuo, Shigatsu e Kanshishameshienomachi que consolidam o álbum e abrem caminho para as excelentes S/N e a homónima Stars In Video Game. O álbum termina com Saginomiya Counterpoint, que tem fortes influências da época de Indies japonesa, nomeadamente Number Girl e SUPERCAR.
Em suma, Stars In Video Game é um álbum imperdível para amantes do Post-Rock, Folk, Indies ou qualquer amante de música que esteja à procura de algo simplesmente diferente.
Autor: Hugo Botelho