O que seria se a nossa consola Nintendo DS se transformasse de um momento para o outro numa sala de operações? A resposta é-nos dada em Trauma Center: Under the Knife, um jogo exclusivo para a Nintendo DS e que nos mostra todas as potencialidades que esta consola pode fazer.
Kousuke Tsukimori (Derek Stiles, na versão US) é um jovem médico cirurgião é a figura central deste jogo e o personagem que o jogador controla. No ínicio, ficamos a conhecer a equipa médica que vai ajudar Dr. Stiles a realizar as várias e diferentes operações que vão aparecendo ao longo do jogo. Esta operações são realizadas na parte de baixo do ecrã enquanto que a parte superior fica reservado para a equipa de médicos que vai estar a ajudar o jogador a executar as operações e a derrotarmos um vírus mortal que foi lançado por um grupo de terroristas de nome GUILT.
Como referi, a ideia base do jogo é tratarmos e operarmos vários pacientes utilizando para isso um inúmero de ferramentas durante as operações que somos sujeitos a realizar. O cenário do jogo passasse num hospital num futuro próximo, por isso existem alguns instrumentos ou tratamentos que não nos são familiares como é o caso da solução “Anti-Biotic”, um gel que consegue regenerar pequenas feridas em tempo real.
Mas também temos os clássicos instrumentos utilizados durante uma operação: o bisturi, as pinças e as compressas para protegermos as feridas dos pacientes. Para cada instrumento é necessário que tenhamos precisão e habilidade e poderá levar algum tempo até que nos tornemos um cirurgião como o Dr. Tenma (personagem do manga Monster de Urasawa). E é bom e recomendável que as aprendemos rapidamente porque cada operação é uma corrida contra o tempo e o objectivo do jogo é completar cada operação com sucesso antes que os sinais vitais do paciente chegue a 0.
Estes sinais vão reduzindo conforme o nosso desempenho na operação, ou seja, se cortarmos um bocadinho ao lado, se não fazemos os pontos no local certo, o paciente vai reduzindo a sua energia. Ao longo do jogo a dificuldade vai aumentando chegando ao ponto de termos que tratar 5 pacientes ao mesmo tempo…
O chara design é bastante apelativo com um estilo muito anime e com personagens bem caracterizadas: a enfermeira bonita, o velho médico resmungão, entre outros.
Este jogo criado pela ATLUS em 2005 é divertido de se jogar e se estão à procura de um bom desafio não vale a pena procurar mais, isto porque, Trauma Center: Under the Knife cumpre na perfeição o seu objectivo. Em suma, este é um título indispensável.
Autor:Fernando Ferreira