Desde há algum tempo para cá que o mercado de jogos de tabuleiro tem crescido no Japão e em Portugal. Estes jogos japoneses começam cada vez mais a invadir o mundo ocidental, primeiro em feiras internacionais dedicado a estes jogos, como acontece todos os anos em Essen (Alemanha), cidade onde ocorre o maior evento do mundo dedicado aos jogos de tabuleiro e caso tenham sucesso já editados por várias empresas ocidentais.
Normalmente os jogos costumam ter uma temática, mas Robotory parece que não tem essa característica, ou seja, é um jogo que está catalogado como abstracto mas que não tem uma temática visível apesar de pelo nome do jogo depreendermos que tem algo a ver com robôs.
A componente gráfica é simples e eficaz. O jogo tem um design limpo, futurista e servem perfeitamente para este tipo de jogo. Além da parte gráfica, também os componentes do jogo são simples mas com bom aspecto, contudo o tabuleiro é demasiado pequeno e as peças também o são, o que torna difícil jogá-las.
As regras do jogo são simples e de rápida aprendizagem, mas é difícil tornar-nos mestres. Robotory é daqueles jogos a que chamamos de “fillers”. O jogo tem como objectivo mover três robôs no tabuleiro, consumir “tokens” de energia e tentar ter a maioria de robôs no seu lado do tabuleiro no final do jogo. É um jogo que se assemelha ao clássico “tic-tac-toe”, mas com uma dimensão adicional.
Robotory foi desenhado por Susumu Kawasaki e editado pela Japon Brand, mas existe uma versão ocidental pela editora francesa Asmodee. É um jogo extremamente portátil, rápido (15 minutos por partida) e por causa da sua portabilidade já dei comigo a jogar num restaurante depois de um bom jantar com os amigos.
É um jogo fácil para os mais novos aprenderem (a partir dos 8 anos de idade), mas também é um excelente jogo estratégico para os adultos. Se gostam destas três características num jogo (simples, portátil e “filler”) então Robotory é um jogo para vocês.
Se quiserem saber mais informações ou adquirir o jogo podem visitar o site da editora em http://us.asmodee.com/ressources/jeux_versions/robotory_2.php
Autor: Fernando Ferreira