Ar Tonelico é um OVA de 25 minutos baseado num RPG para Playstation 2. A história começa quando Laina Barselt, um guerreiro de um mundo superior, que colide a sua nave com o mundo Ravateel. Aí vive Orica Mestoville, uma jovem que ainda não domina os seus poderes que são activados pelo seu canto.
Ela vai tentar ajudá-lo porque não há tempo a perder. Há que concertar o barco para Laina regressar ao seu mundo, mas não vai ser fácil… muitas coisas acontecem e mais irão acontecer se Orica não aprender rapidamente a usar o seu poder. Neste mundo existem duas raças: Humanos e Reyvateils, que convivem bem entre si. A raça Reyvateil é composta apenas por mulheres, e são capazes de comunicar com o Ar Tonelico e fazer poderosas magias usando canções.
Como este OVA é baseado num jogo existem muitas coisas que acontecem que poderemos não perceber, isto no caso de não termos jogado o jogo. Mesmo assim, a história é bastante superficial centrando-se apenas nos dois personagens principais.
O director de animação é Ken Ando (Neon Genesis Evangelion: Death & Rebirth – filme), Isao Igusa escreveu o argumento e o design de personagens é da responsabilidade de Tadashi Shida. Produzido em 2006 pela Trans Arts Co., uma empresa com um currículum invejável e que tem no seu portfólio animes como por exemplo Akira, Lupin III, Love Hina, Detective Conan entre muitos outros.
Do “staff” de vozes destacamos os dois personagens principais: Laina Barselt tem a voz de Masahide Fuse (que também é a voz na versão do jogo na PS2) e Orica Mestomille tem como seiyuu Ui Miyazaki que também dá algumas vozes no jogo.
Em resumo, este Ar-Tonelico : Sekai no Owari de Utai Tsuzukeru Shoujo OVA (de título completo) é daqueles que são para serem visto quando não temos mais nada para fazer, e de certeza que quem irá gostar mais deste anime serão os fãs do jogo.
Autor: Fernando Ferreira