Loading...
ArtigosCultura

Lua-de-mel

Manaka, 23 anos, cresceu numa casa cercada por um grande jardim, perto da casa do Hiroshi, tornaram-se companheiros da infância, cresceram juntos, tornaram-se cúmplices, confidentes e casam-se ainda muito jovens. A vida de Manaka parecia estar a correr bem até que a morte do avô de Hiroshi, vem dar um novo rumo às vidas daqueles jovens apaixonados. Hiroshi tinha sido abandonado pelos seus pais que decidiram aderir a uma seita religiosa nos Estados Unidos.

Para tentar encontrar a serenidade, os dois jovens partem em direcção à terra dos cangurus para uma segunda lua de mel, onde vive a mãe de Manaka depois da separação. Numa reunião de família, a mãe explica o motivo de sua fuga: o caso de amor do marido por outra mulher. Neste clima de revelações íntimas, Hiroshi também conta sua própria tragédia: o suicídio dos pais e de toda a seita, após a descoberta por parte das autoridades.

Lua-de-Mel (Honeymonn, no título original) é o décimo romance de Banana Yoshimoto e repete temas já familiares aos leitores que seguem o trabalho da escritora. Família alargada, novas religiões, suicídio, morte de entes queridos, mas também acrescenta uma nota diferente para a produção do autor: aqui se concentra em poucos personagens muito, e mesmo quando a cena move-se em outro lugar, a vida continua a se desdobrar dentro do círculo mágico de um relacionamento que é centrado no microcosmo do jardim encantado.

Filha de Ryumei, um dos mais importantes filósofos japoneses, Banana Yoshimoto já vendeu, só no Japão, mais de três milhões de livros. Esta japonesa de 43 anos é um dos nomes mais interessantes e fortes da literatura asiática contemporânea.

A edição portuguesa ficou a cargo da editora Cavalo de Ferro que já nos tinha brindado com outros livros da autora. Lua-de-Mel para além de ser um excelente romance, é seguramente um dos mais bonitos, ternos e claros desta autora. Mais uma vez a Cavalo de Ferro volta a criar um livro com um design delicioso.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.