Akatsuki no Yona (暁のヨナ) é mais uma daquelas séries anime que, por ter sido exibida ao mesmo tempo que outras séries bastante famosas e populares, fica na sombra dos mesmas, sem receber o reconhecimento ou a atenção que merecia. Ser uma série do Estúdio Pierrot não ajudou muito a sua causa já que há sempre alguma controvérsia em torno da animação deste estúdio. Contudo, Akatsuki no Yona demonstrou ser uma das melhores séries anime da temporada de Outono de 2014.
O enredo base de Akatsuki no Yona é relativamente simples e não é das coisas mais originais que já vi. Contudo, são as várias histórias que vão surgindo ao longo da série que fazem dela a ótima série anime que ela é. Não é preciso ser muito esperto para perceber que a história principal é essencialmente sobre a jornada de Yona e as lições de vida que ela retira da mesma, e depois em segundo plano, temos as jornadas de cada um dos dragões. A série está estruturada da seguinte maneira: encontra-se um dragão, ficamos a saber a sua história e depois desta etapa concluída, passamos para a procura do próximo dragão, atravessando o mesmo processo novamente. Esta estrutura pode parecer repetitiva, mas o que evita a monotonia são os próprios dragões. Cada um é muito distinto do outro. São diferentes no aspeto, nos poderes e na força que têm, nas histórias que contam e no ambiente em que estavam inseridos. À medida que vamos conhecendo as várias histórias percebemos como elas podem ser bastante emocionais (umas mais que outras).
Embora a história se foque na Yona e na sua jornada, a série preocupa-se em mostrar o Reino de Kouka desde que ela fugiu, assim como mostrar o estado em que o reino chegou durante o reinado do pai de Yona. Para além disso ficamos a saber, juntamente com Yona, o quão corrompido e injusto este reino se tornou (algo que irá motivar ainda mais a personagem).
O ritmo que Akatsuki no Yona tem é ótimo. Muitos podem achar alguns episódios um pouco lentos ou que poderiam ser apressados, mas penso que esse abrandamento é por vezes necessário para o desenvolvimento dos personagens. É preciso dar tempo ao tempo e deixar as coisas fluírem naturalmente. Assim, nós, como espetadores, pudemos afeiçoar-nos mais aos personagens e conhecê-los melhor. A única queixa que eu tenho em relação ao ritmo seria nos episódios finais, onde se nota claramente a necessidade de apressar as coisas para que consigamos conhecer o último dragão. Por este motivo, e pelo facto de a série acabar com um final aberto e sem grande desenvolvimento do último dragão, fica a necessidade de uma segunda temporada. No final fica-se com a sensação de que isto foi na verdade uma espécie de prólogo para a verdadeira história.
Um dos aspectos que faz Akatsuki no Yona uma ótima e divertida série anime é, sem dúvida, os seus personagens. Todos os personagens são incrivelmente bem escritos e desenvolvidos, cada um com as suas próprias motivações pessoais e passados. Pessoalmente acho que é pouco provável o espetador não se afeiçoar a nenhum destes personagens.
No início da série a Yona é a típica princesa, mimada, imatura e um pouco arrogante. Depois de perder tudo o que tinha numa única noite, ela é obrigada a erguer-se e a começar tudo de novo. Yona é a personagem mais desenvolvida desta história (era muito mau se não fosse!). A pessoa que ela era no primeiro episódio é completamente contrária à pessoa que ela é no último. Ao longo da sua jornada ela procura compreender as pessoas com quem ela se vai cruzando e interagindo, ajudando-as como pode, e acima de tudo, vai aprendendo imenso. O crescimento que ela tem é gradual e bastante real. Ela não se torna numa rapariga feroz e lutadora de um episódio para o outro. Há várias etapas e desafios pelos quais ela tem de passar para chegar a esse ponto. No fundo ela torna-se numa guerreira e lutadora através do seu próprio esforço e força de vontade.
Com Yona viajam personagens como Hak, Yun e os dragões. De um modo geral cada um teve o seu tempo na série para ser desenvolvido, mas como é óbvio, uns tiveram mais do que outros. A meu ver eles são engraçados e agradáveis o que torna um pouco difícil não gostarmos de todos! Uma coisa que seria previsível neste tipo de animes era termos personagens-tipo, contudo isso não acontece aqui. Sendo a Yona a única personagem feminina deste grupo, o mais provável era termos os restantes personagens masculinos apaixonados por ela e a lutarem pelo seu coração. O que realmente acontece é que há apenas um personagem que realmente gosta dela. Os outros sentem apenas um grande respeito, devoção por ela e uma enorme vontade de a proteger e de a ajudar. Por este motivo não existem triângulos amorosos. Dito isto, existe de facto romance, mas é muito subtil.
Como já foi referido anteriormente nesta crítica, o estúdio responsável pela animação de Akatsuki no Yona foi o Estúdio Pierrot (responsável pela animação de Tokyo Ghoul ou Naruto Shippuden). Tendo esta informação, é natural que fiquemos com algum receio pois as animações deste estúdio tanto podem ser boas como terríveis. Felizmente, Akatsuki no Yona foi uma série sortuda e pôde contar com uma animação surpreendentemente boa. As cenas de ação (que não foram assim muitas) estavam animadas de uma maneira suave, os personagens tinham um design agradável, por vezes há o uso de grandes planos nos rostos dos personagens para expressar as diferentes emoções que eles vão sentido, o que achei que foi muitíssimo bem conseguido. Os momentos cómicos, com uma animação propositadamente diferente da restante animação do episódio, também foi muito bem feita, tornando por vezes o momento em questão ainda mais engraçado. Contudo, o que eu mais gostei nesta animação foram os planos de fundo. As paisagens, especialmente os planos do céu quando o sol se está a pôr, são verdadeiramente bonitas.
A banda sonora da série é apropriada para o ambiente em que ela está inserida. Kunihiko Ryo foi o compositor responsável e ofereceu-nos composições bastante agradáveis que acompanharam e complementaram muito bem as cenas de ação e as cenas mais calmas e relaxantes. Destaco aqui algumas músicas que se tornaram memoráveis ao longo da série e que, na minha opinião, são muito bonitas: “Akatsuki no YONA“, “Akatsuki no YONA Melancholy ver.“, “Peaceful days in Kouka Kingdom“, “Akatsuki no YONA Morning Dew ver“, “Tales of Blue Dragon“, “Village Fu Ga“, “Legends of Four Dragons“.
Akatsuki no Yona é uma série anime muito boa e tenho mesmo imensa pena que não se tenha tornado mais popular ou não tenha recebido tanta atenção. Recomendo esta série anime para qualquer pessoa que goste de aventura, comédia, alguma ação, um bom ritmo, uma protagonista forte e personagens bem desenvolvidos!
Escrito por: Filipa Machado
Mia Matos
Espero que este anime tenha 2ª temporada, pois merece! Está excelente e a trama é fantástica.