Loading...
AnimeArtigos

Animatrix: A Detective Story

Um mês passado sobre a divulgação de “Program”, eis que a Warner Bros. nos oferece gratuitamente mais uma das curtas metragens a incluir na compilação “Animatrix”, um conjunto de curtas-metragens baseadas no universo de “The Matrix”, dos irmãos Wachowsky. É agora Abril, e a oferta chama-se “A Detective Story”.

1

Esta peça tem a particularidade de, ao contrário dos segmentos já divulgados, não ser escrita pelos irmãos Wachowsky, mas sim pelo próprio realizador Watanabe Shinichiro (“Cowboy Bebop”, adjunto em “Macross Plus”). O realizador japonês tem assim a oportunidade de nos passar a sua própria visão sobre um universo que, ele próprio, foi buscar uma grande quantidade de idéias ao imaginário da animação japonesa.

Em “A Detective Story”, um detective decrépito é contactado com o intuito de descobrir o paradeiro de um misterioso hacker. A única pista fornecida é o aliás pelo qual esse hacker é conhecido: Trinity. Mas ao procurar a sua presa, o detective não suspeita do jogo que se desenrola nos bastidores sem o seu conhecimento, e do qual ele é apenas um peão… totalmente dispensável.

Tal como Kawajiri Yoshiaki e Maeda Mahiro atrás dele, o sr. Watanabe utiliza em “A Detective Story” todos os argumentos que o tornaram conhecido no ocidente, retomando assim o estilo caracteristicamente “noir” e pessimista já encontrado na maior parte dos episódios de “Cowboy Bebop”.

Esta obsessão causa, porém algumas inconsistências no universo abordado, já que os cenários desta obra reflectem intensivamente uma inspiração nos anos 30 do século XX – indo buscar, como o próprio personagem principal faz questão de apontar, às aventuras de Sam Spade e Philip Marlowe todos os seus pontos de referência.

2

Apesar de esteticamente interessante, esta medida gera um conflito visual com aquilo que tivemos oportunidade de ver em “The Matrix”, um ambiente totalmente diferente no qual Trinity aparece quase como um elemento estrangeiro, um anacronismo pessoal dentro do anacronismo do cenário.

Quase inteiramente desenhado a preto e branco, “A Detective Story” tem o interesse particular de oferecer aos fãs de “The Matrix” a versão animada dos agentes, e sobretudo de Trinity, cuja voz é precisamente fornecida por Carrie-Anne Moss, a actriz que interpreta a personagem no filme dos irmãos Wachowsky. A qualidade da animação é aquilo que poderíamos esperar de uma produção deste calibre: nada menos do que excelente, e a música é perfeitamente adequada ao ambiente “noir” da obra.

Com um estilo muito particular, “A Detective Story” continua a tendência altamente positiva associada às curtas-metragens de “Animatrix”, e é recomendado a todos, mas particularmente aos fãs de “The Matrix” e “Cowboy Bebop”.

3

Mais dois segmentos de “Animatrix” serão divulgados antes do lançamento do DVD que conterá todas as 9 curtas-metragens em 3 de Junho de 2003: tratam-se de “The Second Renaissance: Part II”, a continuação da primeira peça divulgada na web em http://www.intothematrix.com, e “The Final Flight of the Osiris”, de Andy Jones, apresentado anexo às sessões do filme “Dreamcatcher”. Ficamos à espera destas instâncias de “Animatrix”… e do DVD, que pela amostra, será parte essencial da colecção de qualquer fã de animação ou ficção científica!

Escrito por: João Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.