Num futuro não muito longínquo, os oceanos do Planeta Azul cresceram, inundando a maior parte da terra, matando milhões de pessoas, devido às actividades científicas de Zorndyke. A maioria das cidades que ficaram de pé, foram posteriormente destruídas ou atacadas pelo exército Chiro a mando de Zordyke. Agora, a humanidade restante luta para sobreviver contra as criações em alto-mar produzidas pelo maquiavélico Zorndyke.
Hayami Tetsu vive neste cenário desolado. Ex-membro da tripulação do Blue Submarine n.6, Hayami resolveu abandonar o antigo posto, pois sente que não existem motivos para lutar por um mundo completamente destruído e sem esperanças. Kino Mayumi, uma tripulante novata entrega-lhe uma comunicação feita pela tripulação do submarino, e tenta-o convencer a ajudá-los nesta missão.
A maior esperança que a humanidade tem para que este problema seja resolvido recai na força de elite de submarinos classe azul, liderado pelo submarino número 6, submarino este que dá o nome à série criada pelos estúdios Gonzo (Desert Punk, Kiddy Grade, Samurai 7, séries que foram transmitidas em Portugal) e sob o comando de Mahiro Meada que dirigiu e desenhou a série.
Produzida quase à 10 anos, Ao no roku go (título original) foi considerada uma animação revolucionária na altura em que foi lançado, por se tratar de um anime totalmente produzido num ambiente digital. Apesar da animação ser fantástica na maior parte das vezes, encontramos alguns momentos em que o resultado é estranho, especialmente no primeiro episódio. Ao olharmos agora para trás, reparamos que a mistura entre o ambiente 3D e os personagens 2D ainda não havia atingido a qualidade e o nível de excelência presente em séries mais recentes como por exemplo, Last Exile (2003).
Ao no roku go (título original) é composto por 4 OVAs (nome dado à animação criada especialmente para o mercado vídeo) e baseada no manga de Satoru Ozawa. O argumento inicialmente é um pouco confuso, mas com o evoluir dos acontecimentos torna-se cada vez mais perceptível, contudo a história podia ser mais trabalhada e explorada.
Recentemente Shouji Murahama dos estúdios GONZO que a série terá uma versão “live-action” realizada por Masahiko Ohkura e custará aproximadamente 10 biliões de ienes (qualquer coisa como 77 milhões de euros).
Blue Submarine no.6 é uma série recomendada apenas para os fãs da animação GC ou coleccionadores das produções Gonzo.
Autor: Fernando Ferreira