Baseada no manga de Hiroyuki, Doujin work viu nascer a versão animada por Kenichi Yatani e foi produzida pelos estúdios de animação Remic (DearS e Rosario + Vampire capu 2) no verão de 2007. O anime seguiu o original e manteve a carga de comédia que o manga transpira.
A protagonista é uma jovem que decide entrar para o mundo do manga como solução para resolver o seu problema, dinheiro. Ao lado da sua amiga Tsuyuri que já conhece estes meandros do “doushinji” (nome para os manga feitos por amadores/fãs), e que por sinal é uma mangaka de hentai e do seu amigo de infância que também tem o dom do desenho decide tentar a sua sorte.
A história conta a vida de Najima Osama, uma jovem ficou sem emprego e que por convite de uma amiga decide ir a um “doujin market”, um mercado onde os artistas amadores vão mostrar/vender os seus trabalhos (normalmente de conteúdo erótico) aos imensos fãs. Quando Najimi observa o seu amigo de infância a vender e a ganhar uma grande quantidade de dinheiro, decide que a única forma de acabar com o seu problema é ingressar no universo do “doujinshi” e ganhar muito dinheiro.
É assim que conhecemos a protagonista desta série tentando entrar neste novo mundo e encontrar-se com trabalhos menos “sérios”, os quais a levarão a situações hilariantes e que de certeza nos farão rir mais do que uma vez. Os personagens, cada um mais louco do que o outro, tentam ajudar Najimi a publicar o seu manga, mas ela parece que não têm muito talento para o fazer.
Doujin Work é uma história divertida, adornada com piadas de duplo sentido e incríveis anedotas e que fazem o espectador fazer as mais variadas especulações sobre as situações que vão acontecendo ao longo dos 12 episódios de 14 minutos. A série também tem um lado mais “sério” que nos mostra todo o trabalho que os artistas amadores fazem para sobreviver neste exigente mercado. Aparecem algumas situações humorísticas ligadas às duas temáticas mais abundantes nos artistas amadores: o yuri (manga homossexual feminino) e o yaoi (manga homossexual masculino). E já se sabe, que no mundo do doujin, tudo pode acontecer…
Para dar voz aos personagens foram escolhidos alguns dos seiyuu conhecidos para o público japonês, como é o caso da estrela jpop e seiyuu Masumi Asano (Marguerite em One Piece) e que em Doujin Work é Najima, ou Hiroki Yasumoto (Tooga Yagari em Vampire Knight) e agora dá voz ao amigo de infância de Najima.
O tema de abertura é “I~jan! Yuujou” interpretada por MAKI e a música de encerramento é “Yumemiru Otome” cantada por Mai Mizuhashi, dois temas que encaixam perfeitamente no espírito da série e que fazem lembrar o verão.
Doujin Work pode ser uma excelente e divertida opção para passarmos estes primeiros dias de calor das férias de verão. E já agora, se gostaste de Lucky Star de certeza que vai gostar desta série.
Autor:Fernando Ferreira