Os japoneses gostam de desporto, para confirmar isso basta olharmos para a enorme quantidade de séries de anime que existem com os mais variados desportos (basebol, basquetebol, futebol, boxe, ténis, golf, entre muitos outros).
Eyeshield 21 conta a história de um rapaz normal chamado Sena Kobayakawa, que não se destaca muito na sua escola levando os seus colegas muitas das vezes a maltratarem-no. E só não sofre mais mal-tratos, porque tem bastante habilidade com as suas pernas, que lhe permite correr a grande velocidade fugindo assim dos seus colegas de escola.
Depois de ter feito o exame de admissão, Sena entra numa nova escola juntamente com a sua amiga de infância Mamori Anzaki. É nesta escola que começa uma nova aventura para Sena depois de se ter inscrito
acidentalmente num clube de actividades pós-escolares (estes grupos são bastante frequentes nas escolas japonesas). Sena entra para o clube de Futebol Americano.
Não foi preciso muito tempo para converter-se em Eyeshield 21, as suas pernas a correr á velocidade da luz fazem com que a sua equipa sonhe com o objectivo nunca alcançado naquela escola, chegar ao Chrismas Bowl, o torneio mais importante entre as escolas japonesas.
Sendo uma série desportiva era natural que os personagens fossem super hábeis com técnicas poetentes e destrutivas, mas não é isso que acontece em Eyeshield 21 e por esse motivo foi uma série que me cativou. Eyeshield 21 mostra-nos então o poder da superação, da confiança em nós mesmos e no trabalho de equipa.
Todos os personagens são absolutamente normais, não têm nenhum super poder, são sim todos jovens que se esforçam para realizar um sonho, tendo para isso darem o seu máximo em prol de um grupo. Treino e auto-superação são as premissas desta série que mesmo não sendo um fã de futebol americano acabou por
me cativar dei por mim a entender algumas regras deste desporto que não fazia a mínima ideia que existiam.
A série Eyeshield 21 está inserida no grupo dos animes desportivos (“spokon” para os japoneses) e foi transmitida nos canais Animax e TV Tokyo da televisão japonesa entre 2005 e 2008 num total de 145 episódios, tendo estes sido dirigidos por dois nomes da realização japonesa Masayoshi Nishida (Mokke e Princess Knight) e Shin Katagai (Angelique), tenho o primeiro realizado os primeiros 103 episódios e o segundo os restantes até ao final da série.
Eyeshield 21 ganhou vários prémios no seu país de origem, sendo bastante elogiado por ser bem fiel ao jogo (o autor inclusive ia aos EUA, para assistir aos jogos e se inspirar: o uniforme dos Devil Bats, por exemplo, é inspirado no da equipa dos Philadelphia Eagles). Um dado curioso do anime foi a sua recepção pelo público japonês que após a série e o manga (que tem mais um arco que a série televisiva), ter terminado o número de praticantes de futebol americano triplicou em todo o Japão.
Escrito por: Fernando Ferreira