Já está em cartaz Gake no Ue no Ponyo, o novo filme de Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro e Castelo Andante). Produzido pelo Studio Ghibli, o filme conta a história de um rapaz de 5 anos, Sousuke, e Ponyo, uma princesa peixe-dourado, que deseja tornar-se humana. Mudei o local de A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen, para o Japão dos dias de hoje e cortei as matizes católicas. O filme mostrará uma aventura e o amor de crianças pequenas, disse Miyazaki para o site Sports Hochi.
Miyazaki, inspirou-se lenda japonesa Urashima Taro, em que um jovem pescador abre, teimosamente, uma arca oferecida como presente por uma tartaruga e ele envelhece rapidamente. Além disso, Miyazaki baseou-se no seu filho Goro para construir o personagem principal Sousuke. A cidade do filme foi baseada no Setonaikai Kokuritsu Koen, um famoso parque japonês.
De acordo com o produtor Toshio Suzuki, os futuros planos de Miyazaki giram em torno de curtas de animes. Nas últimas conversas que os dois tiveram, Miyazaki demonstrou interesse em fazer uma animação sobre ratos lutadores de sumo, provavelmente baseada num conto japonês chamado Nezumi no Sumo (Sumo de Ratos).