Para quem gosta de temáticas do paranormal e do desconhecido, e especialmente, da mente humana, este é, sem dúvida, um anime de eleição. Alguma vez ouviram falar em experiências extra-corporais?
Este é o tema base do anime. Será que podemos sair do nosso corpo, e flutuar, com o que vulgarmente chamamos de alma? E até onde essa experiencia nos levará? Existirá um mundo de almas? Encontraremos lá, os nossos entes queridos já falecidos? Será que há um ponto de ligação entre esse outro mundo e o nosso em que vivemos? Que forma terá a nossa alma? Todas estas questões, são bastante exploradas no anime.
Com uma base científica bastante consistente, este anime reporta-nos directamente para a Psicofisiologia e para o estudo destas temáticas. Sentimos que houve de facto um estudo por detrás da construção do anime, que lhe dá uma base bastante realista e é obviamente uma grande mais-valia desta obra.
Até que ponto se tratam de verdadeiras experiências extra-corporais? Estaremos somente diante de jovens traumatizados com episódios da sua infância?
Deste shamanismo, possessões, sonhos lúcidos, hologramas, stress pós-traumático, terapia de choque, fobias, muitas são as temáticas abordadas pelo anime.
Ghost Hound parte de uma ideia original de Masamune Shirow, autor de Ghost in the Shell e foi produzido pelos estúdios Production I.G. Ryūtarō Nakamura (Serial Experiments Lain, Kino’s Journey) ficou responsável para realização.
A série foi começou a ser transmitida no canal privado WOWOW em Outubro de 2007 e terminou em Abril de 2008. Também teve uma adaptação em formato manga criada por Kanata Asahi, e publicada na revista Comic Blade.
Em suma, se procuram um anime que vos faça pensar pelo menos durante 22 episódios, dentro destas temáticas, não procurem mais: Ghost Hound! Sem dúvida, entrou para o meu top de animes favoritos.
Autor: Sara Guerreiro