Parece que é oficial a notícia que circula nos canais dedicados ao cinema de animação japonesa e não só. O aclamado realizador japonês vai colocar um ponto final à sua filmografia depois de The Wind Rises, filme de animação que estreou no 70.º Festival de Veneza.
Koji Hoshino, o presidente do Studio Ghibli revelou no domingo a uma plateia de jornalistas apanhados de surpresa no 70.º Festival de Veneza que o fundador do estúdio e reconhecido realizador Hayao Miyazaki vai “retirar-se da produção de filmes”. No entanto este anúncio não descarta a possibilidade de Miyazaki participar em projectos mais pequenos ou de continuar a coordenar toda a actividade do Studio Ghibli.
The Wind Rises (Kaze Tachinu, título original) é uma das vinte películas a concurso pelo Leão de Ouro em Veneza, o principal prémio atribuído no festival, que celebra este ano a sua 70ª edição.
Em 2004, Miyazaki já tinha sido distinguido pelos júris de Veneza, com o prémio de carreira.
Kamikaze
É pena mas já nos deixou tantos e bons filmes que nunca me cansarei de os ver até ao fim da minha vida. O Meu Vizinho Totoro e A Viagem de Chihiro são os meus filmes preferidos dele. O Totoro foi o primeiro filme que vi de todos – é mais do que especial. A nostalgia e a satisfação de o rever 10 ou mais anos depois foi indescritível.
Só lhe tenho a agradecer e muito. 🙂
———————————————————————–
Para quem aprecia o seu trabalho recomendo que leiam “Starting Point: 1979-1996” e os artbooks dos filmes dele que mais gostam.
Kamikaze
E vejam “Sekai Waga Kokoro no Tabi – Hayao Miyazaki”.
t3tsuo
Obrigado pelas sugestões de leitura 🙂
Kamikaze
De nada.
Na altura comprei na Amazon.uk por pouco mais de dez euros – valeu a pena 😉
t3tsuo
Então foi uma excelente compra 🙂