Loading...
AnimeArtigos

Kai Doh Maru

A história decorre no Japão Medieval mais precisamente no período Heinan (794 – 1192 AC), no tempo em que os espíritos malignos viviam nos bosques. Uma jovem protegida pelo amor do seu amado luta contra esses espíritos vestida como um homem.

1

Esta destemida e valente rapariga, com uma peculiar tatuagem no braço é uma das “Quatro Divas”, chamada de “Kaidohmaru”, que significa “Lua Negra”. Lutando pela honra de um amor perdido, Raikou Minamotono (Morikubo Shotaro), que deu tudo incluindo sacrificar a sua vida para proteger a capital do Japão na altura, Quioto.

Tal qual a média metragem de Blood: The Last Vampire, os estúdios de animação Production IG em traz-nos novamente um filme de 45 minutos onde as mais avançadas técnicas de animação são utilizadas. Desta vez tiveram a colaboração dos estúdios SME Works que têm no seu portfólio obras como Great Teacher Onizuka ou Rurouni Kenshin.

2

A direcção ficou a cargo de Kanji Wakabayashi, um novato nestas andanças. Foram precisos três anos para que Kai doh maru ficasse pronto, começou a ser produzido em 1998 e estreou em 2001, um ano depois de sair o Blood: The Last Vampire.

O “charadesign” criado por Aki Tajima é bastante bom e extremamente realista como eram as ilutrações da época. A paleta de cores utilizada no anime pode afastar algumas pessoas e condenar logo à partida este anime contudo a escolha por esta opção cromática teve em conta as pinturas que eram usadas para serem contadas histórias no período Heien. As cores escolhidas são os tons pastel (os amarelos e castanhos durante o dia e os azuis e roxos para a noite), as sombras muito mais escuras servem para dar profundidade aos personagens.

Também os backgrounds estão integralmente criados em 3D e estes ficaram sob a responsabilidade de Makoto Endo (Stand Alone Complex) e foram utilizados de uma forma curiosa como nunca tinha sido visto até à data. Por serem totalmente criados em 3D os cenários misturam-se com as tonalidades dos personagens contudo estes não roubam nenhuma atenção do que se passa em volta.

3

Também o staff escolhido para animar os personagens é bastante bom: Morikubo Shotaro (Raikou Minamotono, e que desempenhou vozes de Nara Shikamaru – Naruto ou Iwata – Excel Saga), Orikasa Ai (Douji Ibaragi, e teve outros papeis como o de Baiko – Saber Marionette ou Ryoko – Tenshi Muyo! OVA) ou Saiga Mitsuki (Kintoki Sakatano – Koidohmaru ou Date Kyosuke – Soul Taker), entre outros.

O filme recomenda-se aos fãs da animação mais inovadora e experimental, isto porque, este anime é uma pequena surpresa tanto a nivel visual, estético e conceptual.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.