Loading...
AnimeArtigos

Kariosutoro no Shiro

Muitos dos leitores do site ClubOtaku ainda não tinham nascido quando nos finais dos anos 70, estreava pelas mãos dos estúdios Tokyo Movie Shinsha e Topcraft e sob a direcção do mais que aclamado Hayao Miyasaki, as famosas aventuras de Lupin III, um destinto ladrão conhecido por ser descendente do notável génio do roubo Arséne Lupin, personagem criada pelo escritor Maurice Leblanc.

Em Kariosutoro no Shiro, (O Castelo de Cagliostro, em português), o nosso protagonista e o seu amigo Jihen descobrem que o dinheiro que roubaram no casino do Mónaco é todo falso. Com esta surpresa, Lupin decide reunir informação em relação a uma história do seu passado e descobre que é urgente ir aod Ducado de Cagliostro para resolver o que deixou para trás. Na sua viagem, encontra uma misteriosa jovem vestida de noiva que é perseguida por um grupo de homens armados; o nosso “herói” tenta ajudá-la mas não consegue. Mais tarde, descobre que esta jovem é Clarisse, a filha do grande duque de Cagliostro já falecido e que estava compremetida com um malvado conde que actualmente donima o condado.

As perguntas e as intrigas vão aparecendo cada vez mais, e aos poucos vão aparecendo as grandes personagens da série original como a sedutora Fujiko, o samurai Goemon e o cómico inspector Zenigata, os quais terminam unidos no mesmo lado da força (o que não acontece na série televisiva) para descobrirem os segredos que existem naquele perigoso condado.

Apesar de ter sido feito nos anos 70, este filme brilha pela qualidade de animação e pelo seu aspecto visual. A animação possui uma fluidez e um estilo visual bem conseguido, apesar de claramente existirem alguns detalhes onde se nota a antiguidade da animação, como a paleta de cores ou certos detalhes de expressão nas cenas mais intensas, mas a ambientação e a forma como se apresenta a trama superam essas “pequenas” limitações.

A banda sonora é magistral, graças a Yuji Ohno que compôs cada tema a representar as características de Lupin e as suas aventuras, misturando tons de jazz com outros temas mais antigos. A banda sonora do filme é tão boa, que tem ao longo destes anos todos tido várias versões e interpretações de grandes nomes da música japonesa.

Grandes mistérios, muito dinheiro, mulheres bonitas e perigos constantes é o que nos oferece este clássico da animação japonesa que não necessita de mais palavras para ser visto. Kariosutoro no Shiro, é um filme que cativa o fã de anime desde o primeiro segundo.
Altamente recomendável!

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.