Cada vez mais o Japão tem apostado num turismo especializado para otaku usando as localizações reais que aparecem em algumas séries de animação para atrair os fãs a visitarem os locais onde as cenas dos seus animes preferidos aconteceram.
Alguns dos mais recentes lugares de “peregrinação otaku” são Chichibu, a cidade onde se desenrola a série AnoHana, e a cidade de Oarai, onde as meninas de Girls und Panzer fazem as “habilidades” com os tanques. Para todos estes fãs desejosos de conhecer a realidade por detrás das suas séries favoritas, foi compilado num livro com o título Anime Tanbou: Seichi Junrei Guide (Percurso de anime: Um guia de peregrinação à terra sagrada).
O guia compila lugares que aparecem em muitos animes recentes, 150 para ser mais exactos. Como uma viagem de exemplo o guia propõe fazer o “Tour Ghibli“, que vai desde um jardim na prefeitura de Aomori que apareceu no filme O mundo de Arrietty em 2010, a Tamana, uma povoação da prefeitura de Kumamoto e onde encontramos a residência Maeda que foi usada como inspiração para o mais recente filme dos Studio Ghibli, Kaze Tachinu.
Para os fãs com menos dinheiro para viajar por todo o Japão, o guia recomenda visitar a zona de Shinjuku. Este distrito da capital japonesa tem a maior concentração de lugares utilizados em anime. A estação de comboios que aparece em Kotonoha no Niwa de Makoto Shinkai, a zona de Kabuki Town que aparece em Higashi no Eden, ou o teatro Shinjuku Suehirotei onde as meninas de Joshiraku actuavam com o seu rakugo. E ainda existem mais locais, muito mais.
Outro dos percursos sugeridos pelo guia é o dedicado a Makoto Shinkai, outro a Mamoru Hosoda e ainda outro à Kyoto Animation.
Mesmo sem ter planos para fazer uma viagem a curto prazo, este livro que podem já comprar na Amazon Japan (link) é um excelente instrumento que de certo ajudará a compreender um pouco melhor o desenho por detrás de muitos animes.