Um dos últimos grandes mestres da animação japonesa deixou-nos há poucos dias. Leiji Matsumoto, o criador de animes como Galaxy Express 999, Space Pirate Captain Harlock e a série de videoclips para a banda francesa Daft Punk morreu aos 85 anos.
Matsumoto, que tinha como nome verdadeiro Akira Matsumoto e a notícia que tinha sofrido uma insuficiência cardíaca aguda num hospital de Tóquio a 13 de Fevereiro foi dada pelo seu estúdio, o Studio Leijisha. Nasceu na cidade de Kurume, no sudoeste do país, e desde criança que começou a desenhar. Ganhou fama com ‘Otoko Oidon’, uma série de mangá que conta a história de um homem pobre do sul do Japão que mora numa pensão na capital japonesa e que luta para para ter dinheiro para continuar os seus estudos.
Lançou mais de 150 histórias retratando a tragédia da guerra, numa visão anti-belicista que veio do seu pai, um piloto do exército de elite que voltou do Sudeste Asiático e que lhe dizia que a guerra nunca deveria ter acontecido.
Matsumoto recebeu vários prémios culturais e artísticos do governo japonês e o Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras da França.
A filha de Matsumoto, Makiko Matsumoto, dirige actualmente o estúdio, disse num comunicado no Twitter: “O artista de mangá Leiji Matsumoto partiu numa jornada para o mar de estrelas.”
O ClubOtaku envia as sinceras condolência à familia Matsumoto.