Para quem já vê anime desde os anos 80 às vezes é difícil de lembrar todos os animes vistos e revistos. Ás vezes com os amigos vamos atirando nomes do que já vimos, e numa dessas tertulias surgiu este anime que sinceramente é um “bocado” obscuro mesmo para os fãs da minha geração.
Lançado no ano 2000, Miami Guns (マイアミ☆ガンズ) é um anime de comédia e acção baseado no mangá de Takeaki Momose publicado entre 1997 e 1999 em 4 volumes.
A série acompanha Yao Sakurakouji, uma jovem rica, mimada e extremamente violenta, que decide entrar para a polícia apenas por diversão. Ao seu lado está Lu Amano, a sua colega séria e responsável, que precisa lidar com as loucuras de Yao enquanto combatem o crime em Miami City, uma cidade fictícia inspirada na verdadeira Miami.
O anime parodia os filmes de acção e as séries policiais, utilizando humor non-sense e exageros constantes. Yao, com a sua personalidade explosiva e egocêntrica, cria situações hilariantes e constrangedoras, enquanto a racional Lu serve de contraponto cómico. Esta é uma dinâmica que encontramos em muitas séries clássicas de policias. Além desta dinâmica também aparecem muitos dos clichés deste tipo de séries como por exemplo: perseguições incríveis, conspirações exageradas e vilões caricatos.
A animação é simples (isto se compararmos com os dias de hoje), mas para a altura em que foi lançada cumpriu perfeitamente e acenta bem para este tipo de anime cómico. O design de personagens tem bastante expressividade e dessa forma ajuda a intensificar o humor da série. As cenas de ação são repletas de exageros, o que contribui para o tom paródico da obra.
Miami Guns foi transmitido no Japão entre Fevereiro e Maio de 2000 com um total de 13 episódios e foi produzido pelos estúdios Group TAC (Texhnolyze e Lupin III). A banda sonora da série está bem articulada com as diferentes cenas e acompanha bem a atmosfera acelerada e divertida da série.
Esta é uma série que de certeza não vai agradar a muitos dos novos fãs pelo tipo de animação “datada” e também talvez pelo tipo de humor ser demasiado repetitivo. Além disso, a série não aprofunda o desenvolvimento dos personagens nem da história.
Ainda assim, para quem gosta de comédias absurdas e sátiras aos filmes de acção, Miami Guns pode ser uma experiência divertida e descomprometida, proporcionando alguma diversão com o humor caótico e irreverente. Para os mais nostálgicos do anime mais “retro” sempre é mais um título a juntarem à vossa lista de animes vistos.
Escrito por: Fernando Ferreira