O site oficial deMakoto Shinkai, o aclamado realizador de Hoshi no Koe ou 5 Centimeters Per Second, anunciou que já está a trabalhar no seu novo filme intitulado Kotonoha no Niwa (O jardim das palavras). Shinkai tem planos para estrear o filme nas salas de cinema na primeira metade do ano que vêm (2013), e revelou que já está a trabalhar neste projecto desde a passada primavera. No site, podemos ler sobre o filme a seguinte frase: “Uma triste e solitária história mais antiga que o “amor””.
Shinkai ainda escreve no seu site que esta é a primeira vez que trabalha sobre uma história de amor. Também adianta que as palavras já existiam muito antes de existerem letras para as escrever. O japonês que se falava antes teve o seu início na forma escrita “Yamato kotoba“. Esta linguagem tinha a sua própria pronunciação antes da importação dos Kanji da China.
Naquela época “amor” escrevía como “tristeza solitária” (koi). Segundo Shinkai, o conceito moderno de “amor” (ai) foi importado do ocidente. Apesar de Kotonoha no Niwa se situar na era moderna, o filme tratará o “amor” na sua forma original de “koi”, ou seja, a solitária espera por alguém querido.