O universo da cultura pop japonesa tem como um dos grandes “motifs” o culto do “kawaii” que não é mais nem menos que o gosto das coisinhas queridas e fofinhas como por exemplo a Hello Kitty e o Doreamon.
Também sabemos que os japoneses tem quase como bebida oficial o chá. Juntando estes dois ingredientes assistimos a mais um produto da cultura pop onde a enorme máquina do “merchandise” trabalha à velocidade da luz.
Ocha-ken a nova mascote criado por San-X e pertencente à Sony Toys tem agora a sua versão de anime. Ocha-ken é um grupo de cães com orelhas e cauda de diferentes tipos de chá. Sim, é isso mesmo. Ocha-ken é um anime que nos conta pequenas histórias sobre o chá e as várias peripécias dos personagens caninos por causa das suas preferências/sabores de chá.
Ryoku, o canino a quem coube o papel principal é um pequeno cachorrinho com orelhas em forma de folha chá verde (assim como no Japão o chá verde é o mais consumido e o mais importante) e o seu nariz diz-lhe sempre onde e quando o chá está pronto a beber. Chá esse que tem que ser perfeito, não demasiado quente nem frio, não muito forte nem muito fraco, em suma tem que estar no ponto, perfeito.
Mas Ryoku não vive sozinho, com ele vivem alguns amigos caninos de diferentes cores em que cada cor indica o tipo de chá a que os corresponde, e também tem amigo que prefere o café em vez de chá.
Torna-se verdadeiramente dificil falar sobre um anime com dois minutos de duração ainda por cima com cães e chá, mas tudo se facilita quando começamos a ver os episódios, eles são mesmo “fofinhos”. Sem dúvida que este anime é direccionado para a faixa etária mais nova de espectadores de anime (3-6 anos), não só pelo desenho/ambiente como pela simplicidade das histórias em cada episódio.
As histórias são contadas através de um narrador e são apresentadas como se estivessemos a dialogar com os cachorrinhos, utilizando perguntas retóricas e deixando algumas perguntas no ar à espera que o espectador responda. No final de cada história ocha-ken dá-nos um pensamento, uma moral dando a estes pequenos episódios um caracter bastante didáctico.
A animação é bastante simples e sem quaisquer efeitos especiais quase a fazer-nos lembrar as animações em flash que populam o universo web. A música da abertura e do final do episódio são bastante simples e “catchy”, e sem repararmos logo ao fim de dois episódios já estamos a assobiar ou mesmo a cantarolar.
Assim estamos perante de certeza mais um sucesso, quer seja pelo anime que de certeza irá fazer as delícias dos mais pequenos quer pela quantidade e variedade do “merchandise” existente.
Uma série que vale a pena dar uma vista de olhos juntamente com os nossos irmãos mais novos ou filhos…
Escrito por: Fernando Ferreira