Loading...
AnimeArtigos

Oddo Takushī

Embora ache o conceito engraçado, raramente fico muito interessado numa série cujos personagens são animais antropomórficos. No entanto, a ideia de ver uma série sobre uma morsa taxista chamou-me à atenção, mesmo não fazendo grande ideia sobre do que se tratava.

Tendo começado a ver a série com a ideia que era uma comédia slice-of-life sobre a vida de um taxista, fui agradavelmente surpreendido com uma comédia negra com bastantes elementos noir.

Odokawa é uma morsa taxista com um comportamento “normal” para quem tem este tipo de trabalho. Não é exageradamente efusivo e leva os dias de forma pacata, conversando com os seus clientes quando é solicitado e encontrando-se periodicamente com o seu pequeno grupo de amigos, como o seu médico Goriki ou o velho amigo Kakihana.

No entanto, o desaparecimento de uma jovem que fora recentemente sua cliente causará uma sucessão de eventos inesperados na vida do pacato Odokawa.

Oddo Takushī é uma série um pouco “diferente”. A narrativa avança de forma peculiar e a partir de certo momento já não sabemos o que esperar do próximo episódio. Sendo sincero, custou-me a habituar-me ao ritmo da série no início, pois, em alguns dos episódios, o foco da série muda do protagonista para outro personagem nunca visto sem qualquer explicação prévia.

No entanto, todos os personagens do alargado elenco de Oddo Takushī têm um papel importante para o desfecho da história, havendo sempre algo que os liga.

O grupo de personagens é bastante interessante, estando representados por animais que evidenciam a sua personalidade. A questão dos traços de personalidade não é apenas abordada de leve, investindo a série tempo suficiente em cada um para compreendermos o seu passado e o papel que têm a representar nesta narrativa.

Todos os personagens acabam de certa forma por ter algo do seu passado que querem esconder, desde a simpática alpaca enfermeira Shirakawa (que funciona como interesse amoroso do protagonista) até ao grupo j-pop Mystery Kiss, que acaba por ter um papel fulcral no desfecho da história.

O aspecto simpático e “fofinho” dos seus personagens faz com que Oddo Takushī nos surpreenda vezes sem conta, tanto pela crítica social que faz, como pelas questões filosóficas que coloca ou pela introdução bizarra de novos personagens sem aviso.

Não surpreende que a série tenha sido considerada uma das melhores de 2021, pois para além da narrativa original e cativante, em termos técnicos mantém o nível elevado. A animação é fluída e consegue com sucesso adaptar a cidade de Tóquio a um ambiente mais “animal”.

A banda sonora é excelente, tendo não só uma das melhores músicas de abertura do ano de 2021, ODDTAXI de PUNPEE, como também conta com uma BGM que se adapta muito bem a todos os momentos da série.

Oddo Takushī conseguiu superar as minhas expectativas. Tendo investido na série com a ideia que ia ver uma comédia engraçada sobre uma morsa taxista, fui surpreendido por uma das séries mais originais dos últimos tempos, que conjuga com sucesso comédia, drama e também um bom mistério.

Embora tenha ficado satisfeito com o final, já foi anunciado um filme desta, Eiga Oddo Takushī In za Uzzu, que para além de resumir a história original, vai também dar mais alguma informação sobre o que aconteceu após o episódio final. Cá estarei para o ver.

Escrito por: Nuno Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.