O 45º Festival Internacional de Cinema Fantástico de Sitges anunciou que o filme de animação japonês Ōkami Kodomo no Ame to Yuki, dirigida por Mamoru Hosoda, ganhou o Prémio do Melhor Filme de Animação.
O tema do filme é o amor entre pais e filhos. A história abarca 13 anos, começando com uma estudante universitária de 19 anos chamada Hana que encontra e tem uma história de amor com um homem lobo. Depois de casados, Hana dá à luz e cria dois lobitos – a irmã maior Yuki (neve) por ter nascido num dia de neve, e o irmão menor Ame (chuva) nasceu num dia chuvoso. Os quatro vivem tranquilos num canto da cidade para passarem despercebidos e ninguém conhecer aquela situação. Mas lago acontece que vai mudar todo o rumo daquela história…
O filme também foi candidato ao prémio de melhor filme de animação no Festival Asia and Pacific e no Festival de Cinema da Austrália deste ano. Esta é a terceira vez que Hosoda ganha o Festival de Sitges. Em 2006, ganhou com e Girl Who Leapt Through Time (Toki o Kakeru Shōjo, na versão original) e em 2009 Summer Wars.
No ano passado, a adaptação para anime de A Drifting Life, manga autobiográfico de Yoshihiro Tatsumi, ganhou o prémio.